Internacional Titulo
Chicago proíbe patê de foie gras em restaurantes da cidade
Por Da AFP
27/04/2006 | 00:10
Compartilhar notícia


A prefeitura de Chicago proibiu os restaurantes da cidade de oferecer o patê de foie gras a seus clientes, alegando que sua produção utiliza um método cruel com patos e gansos.

Os vereadores de Chicago acabaram cedendo à cruzada dos defensores dos direitos dos animais ao adotar a nova lei, que tinha sido rejeitada no ano passado. Segundo a grande maioria dos vereadores, a técnica para produzir o foie gras é cruel. As aves são obrigadas a engolir, de 3 a 5 vezes por dia, uma mistura de milho, gordura de porco e sal, em quantidade muito superior a que ingeririam voluntariamente. A mistura, introduzida pelo esôfago, garante a degeneração das células do fígado (esteatose). A alimentação forçada se dá através de funil e, em alguns casos, é colocado um anel elástico apertado no pescoço da ave para que ela não regurgite.

Pesquisas recentes apontam que 80% dos americanos rejeitam o método utilizado para se obter o patê.

A medida entrará em vigor em setembro, quando os restaurantes estarão sujeitos a uma multa de 250 a 500 dólares.

O método cruel de produção do patê de foie gras já foi proibido em 15 países, entre eles Alemanha, Itália, Israel e Grã-Bretanha.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;