Memória Titulo
De volta ao Carnaval 1979 do Grande ABC

O Carnaval de rua de Santo André em 1979 foi realizado na Avenida Dom Pedro II ...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Carnaval de rua de Santo André em 1979 foi realizado na Avenida Dom Pedro II e a escola de samba Mocidade Fantástica de Vila Alice alcançou o bicampeonato; o vice-campeonato de 30 anos atrás ficou com a Acadêmicos Unidos de Vila Palmares. O Banco de Dados do DIÁRIO guarda as fotografias daqueles desfiles, em forma de filmes em branco e preto.

ENREDO - Vila Alice levou à avenida o samba "Oxalá, um canto de amor", de autoria de Miltinho, Gordo e Renato, com a colaboração de Roberto (Canhão) e Paulinho (Carneiro do Cavaco).

O samba que vem da Vila Alice

Exê-e-Babá, Exê-e-Babá.

Assim saudamos a chegada

de Oxalá.

Que maravilha, oh! Esplendor.

O Deus Yorubá, na tradição nagô.

Hoje é dia de festa.

Vem Oxalá com o corpo

a quebrar.

Ele desce até o chão.

E seus filhos a cantar.

As filhas de santo vão seguindo a procissão

A buscar água na fonte.

Renovar a provisão

Os desfiles de Santo André alcançavam o segundo ano, depois de um intervalo de 10 anos - antes de 1978 o último Carnaval de rua oficial havia sido realizado em 1968, que marcou a disputa derradeira entre os ranchos Ocara e Panelinha.

No Carnaval de Santo André de 1979 disputaram mais duas escolas de samba: Estação Primeira (terceira colocada) e Leões do Vale (quarta). Na categoria ranchos, o Ocara ficou com o bicampeonato, seguido por Beco do Conforto e Jardim Santo Alberto.

Em 1979 houve Carnaval de rua oficial também em São Bernardo e Mauá. Em Ribeirão Pires desfilaram alas de escolas de samba de São Paulo, sem disputa de pontos. Rosas Negras (escola) e Dragões de Ouro (bloco) venceram o Carnaval de São Bernardo e obtiveram o troféu Noel Rosa, que foi disputado pela primeira vez. A Unidos do Morro ganhou o Carnaval de São Bernardo da Divisão Intermediária.

Os campeões de Mauá foram a Acadêmicos de São João (troféu Candeia) e o bloco Flor do Morro (troféu Orlando Silva).

COBERTURA - O Carnaval do Grande ABC de 1979 teve a cobertura da seguinte equipe do DIÁRIO: coordenadores, Cláudio da Costa Maiato, Eduardo Camargo e Eduardo Dantas: repórteres, Ademir Médici, Carlos Galli, Claudia Muller, Cloves Geraldo Espírito Santo, Denise Abraham, Francisco Fukushima, Luiz Carlos Ferraz, Margarete Acosta, Paulo Augusto, Rosana Liberado, Teresa Racy e Valdenízio Petrolli; repórteres-fotográficos: Alberto Murayama, Cassiano Polesi, Evaldo Soares, Fernando Ferreira, Gustavo Lima, João Colovatti, José Lucena, Luis Bolfi, Reinaldo Fernando Martins e Ricardo Hernandes.

Em 17 de fevereiro de...

1934 Nelson Cardoso Franco, conselheiro municipal, propõe a transferência, por lei, da sede do Município de São Bernardo para Santo André, onde já funcionavam todas as demais repartições públicas, estaduais e federais. Esta transferência só ocorreria em 1939.

 1937 Nascimento de Ana Maria César, que fez parte da turma pioneira de normalistas do Colégio São José, de São Bernardo, em 1958.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

 Sábado, 17 de fevereiro de 1979

 Manchete - Generais iranianos são fuzilados após julgamento sumário.

 Meio ambiente - Quatro municípios do Grande ABC - Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá - estão diretamente ligados à rede de Telemetria da Qualidade do Ar, inaugurada ontem pelo governador Paulo Egydio Martins. A medição diária cobrirá a Grande São Paulo e Cubatão.

 Trabalho - Foram inauguradas ontem duas novas Juntas de Conciliação e Julgamento em São Bernardo, na Rua Dr. Felício Laurito. No mesmo local funcionará também a 1ª Junta.

 São Bernardo - Serão inaugurados hoje o Teatro Procópio Ferreira e a Biblioteca Érico Veríssimo, na Vila Paulicéia.

 Editorial - E a taxa compulsória ataca outra vez.

 Primeiro Plano (Hermano Pini Filho) - "E o Carnaval, hein? Na conjuntura atual não seria apropriada a afirmação de que se trata da 'festa do povo'".

 Futebol - Nabi Chedid eleito presidente da FPF.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;