Esportes Titulo
Brasil exporta 878 atletas em 2005 e supera marca de 2004
Por Das Agências
07/01/2006 | 08:26
Compartilhar notícia


A cada ano o futebol brasileiro exporta mais jogadores. Segundo o diretor do Departamento de Registros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Luís Gustavo Vieira de Castro, 878 atletas se transferiram para clubes estrangeiros no ano passado contra 857 em 2004.

De acordo com o dirigente, os brasileiros estão conseguindo oportunidade de trabalho em mercados pouco tradicionais no futebol, como Moldávia, Cazaquistão, Haiti, Chipre, Estônia, Omã e Malta. “Isso é resultado do sucesso do futebol brasileiro. O Brasil foi pentacampeão mundial em 2002, mas outros títulos também influenciam”, disse. “O Ronaldinho Gaúcho jogou muito bem e foi o melhor do mundo em 2005, houve conquistas do futebol feminino e das seleções de base”, completou.

O principal destino dos jogadores brasileiros em 2005 foi Portugal, com cerca de 150 atletas. “Portugal sempre é o principal destino dos jogadores brasileiros. A questão da língua e da descendência facilita a adaptação do atleta”. Castro acredita que, se o Brasil conquistar o hexacampeonato na Alemanha este ano, o movimento de saída de jogadores vai crescer.

O dirigente também aposta numa entrada maciça de jogadores estrangeiros no Brasil em 2006. “Acredito nisso por vários fatores. Em primeiro lugar, os jogadores sul-americanos ganham mais aqui do que em seus países de origem. Em segundo lugar, o jogador vem para o Brasil porque aqui é uma vitrine para ir para a Europa ou Japão”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;