Esportes Titulo
Judoca andreense quer conquistar o Brasil
Por Kátia Kazedani
Especial para o Diário
30/08/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


O judoca Breno Alessi, 12 anos, embarca nesta quinta-feira para João Pessoa, na Paraíba, para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade. O garoto compete na classe infanto-juvenil, categoria médio. A competição reúne os melhores lutadores de cada Estado.

"Treino para conseguir alcançar esse mérito, mas sempre dá um pouco de ansiedade e medo", disse Alessi. O campeão paulista treina três vezes por semana e, para manter o condicionamento físico, aproveita as segundas-feiras para fazer natação.

As táticas para alcançar o título do Brasileiro estão definidas. "Vou aplicar muitos golpes e lutar de canhota, pois a maioria das pessoas não consegue defender", explicou o andreense.

O professor de Alessi, Paulo Castellanos, sabe das dificuldades, mas está confiante. "Esse torneio é importante porque reúne os melhores do Brasil e esperamos a vitória. Breno tem dedicação e talento", afirmou.

Para chegar ao Brasileiro, Alessi precisou vencer dez lutas. A primeira etapa foi o Campeonato Regional, realizado em maio. Ele passou por três adversários. Em junho, disputou o Interestadual e também ganhou três lutas.

Neste mês, após quatro combates, ele conquistou o Paulista. "Foram três anos em busca do título. Fui confiante e dei o melhor de mim", contou o judoca, que venceu todas as lutas por ippon, que no judô é o golpe perfeito.

Escolha - Não foi por acaso que Alessi começou na modalidade. A Associação de Judô Hinodê fica no bairro Príncipe de Gales, próximo à casa do judoca. Desde os cinco anos, o garoto assistia às aulas na academia e se interessava pelas lutas que passavam na televisão.

O judoca teve de completar sete anos para freqüentar a associação. A primeira aula foi suficiente para ele definir o que queria.

"O judô é o caminho a seguir. Existem várias coisas erradas no mundo e o esporte me mostra que não vale a pena errar", afirmou.

Apesar da dedicação ao esporte, o andreense sabe que os estudos não podem ficar de lado. "Tenho tudo programado em minha vida. De manhã vou para a escola; à tarde estudo e, à noite, ainda treino. Nos dias em que não tenho judô, aproveito para assistir televisão", disse.

O primeiro confronto de Alessi será no sábado, mas o adversário ainda não está definido. Se ele se classificar, a final será no mesmo dia, às 18h.(Supervisão Angelo Verotti)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;