Internacional Titulo
Irã nega contato com EUA sobre crise do Iraque
Da AFP
08/02/2003 | 16:29
Compartilhar notícia


O governo iraniano desmentiu neste sábado informações da imprensa americana sobre contatos entre autoridades dos Estados Unidos e diplomatas do Irã sobre a crise do Iraque.

"Não existiu nenhum contato entre autoridades iranianas e americanas", declarou à AFP o porta-voz do governo iraniano, Abdullah Ramezanzadé.

O jornal Washington Post, citando altos funcionários, informou que membros da administração americana se reuniram na Europa com diplomatas iranianos em uma tentativa de convencer Teerã a não interferir numa eventual guerra contra o Iraque.

Segundo o jornal, os americanos pediram a ajuda do Irã em eventuais missões de busca, caso algum avião de seu exército seja abatido. Além disso, pediram para Teerã não receber os iraquianos que rejeitem um governo de Bagdá apoiado por Washington.

Informações desta natureza são sistematicamente desmentidas pelo Irã, um país onde a referência a qualquer diálogo com Washington supõe um ataque ao dogma anti-americano do regime islâmico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;