Automóveis Titulo
Qual a diferença entre potência e torque?
Especial para o Diário
08/02/2006 | 08:54
Compartilhar notícia


Potência é a grandeza física que relaciona trabalho com o tempo. É o trabalho realizado por uma força dividido pelo tempo para fazer esta tarefa. Em um véiculo, podemos relacionar a potência do motor com a velocidade. Quanto maior a potência, maior a sua velocidade.

O torque é a força, por exemplo na roda, multiplicada pelo raio da roda. Quanto maior o torque, mais fácil o carro sai da imobilidade. Em um automóvel, podemos relacionar o torque do motor com a sua capacidade de vencer rampas. Quanto maior o torque, mais facilmente o veículo superará uma rampa. Em uma estrada, o veículo de maior torque pode manter mais facilmente a velocidade em uma subida.

Luso Ventura, diretor de comissões técnicas da SAE Brasil

SOLTE A LÍNGUA

Em dezembro de 2004, adquiri um modelo Volkswagen pela primeira vez. Já em fevereiro de 2005, o Fox apresentou problemas e acabou sendo guinchado. Entrei em contato com a Central de Satisfação ao Cliente, que me aconselhou a encaminhá-lo à concessionária.

Na Savol, fui informada de que o problema estava relacionado à bomba de combustível e orientada para que, quando mudasse de combustível de gasolina para álcool, ou vice-versa, andasse com o carro por três a seis quilômetros para que o mecanismo do veículo reconhecesse o combustível.

Segui a orientação, mas em maio, julho, setembro de 2005 e duas vezes em janeiro deste ano, o Fox apresentou o mesmo problema. Vale destacar que em janeiro o carro não estava mais na garantia e tive de arcar com os custos do guincho.

Ao escolher uma marca tão renomada como a Volkswagen, esperava garantia de qualidade. Solicito providências urgentes para o meu caso e acredito que a “Central de Satisfação do Cliente” deveria ser uma meta a ser alcançada e não apenas um título de fachada.

Gracinda Dias Godinho

Em contato com a Gerência Técnica da Savol, fomos informados de que, após as correções realizadas, o veículo foi entregue à leitora em 27 de janeiro em condições normais de uso.

Central de Satisfação do Cliente VW
Resposta à carta de Keiko Sakata, publicada na edição do dia 18 de janeiro

Esclarecemos que os veículos de passeio de nossa fabricação têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem, e condicionada à execução das revisões previstas no plano de manutenção.

O veículo, atualmente com mais de quatro anos de uso, já ultrapassou o período contratual e, dessa forma, não há possibilidade de concedermos o atendimento desejado.

Em nossos registros estatísticos e de informações de campo não consta a incidência de incovenientes semelhantes ao ocorrido com este Gol e que exigissem ações corretivas automáticas, sejam na produção ou no pós-vendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;