Internacional Titulo
UE chega a acordo para a criação de carteira de motorista européia
Da AFP
27/03/2006 | 14:02
Compartilhar notícia


Os ministros europeus dos Transportes chegaram a um acordo nesta segunda-feira em Bruxelas para a criação de uma carteira de motorista comunitária, destinada a substituir os vários modelos que coexistem na UE (União Européia) por um documento único.

"Conseguimos um acordo político", anunciou o ministro austríaco dos Transportes, Hubert Gorbach, cujo país exerce a presidência da UE.

O projeto diretriz (lei européia), aprovado nesta segunda-feira pelos 25 Estados da UE depois de mais de dois anos de polêmicas, não prevê instaurar regras comuns para a obtenção de carteiras de motoristas.

No entanto, estabelece a criação de um documento único infalsificável, dotado, para os Estados membros interessados, de um mecanismo que facilite a leitura rápida das informações.

Os países membros terão até 2012 para aplicar a diretriz.

No entanto, as carteiras emitidas antes da aplicação da lei terão um período de transição de 26 anos. Deste modo, todas as antigas permissões deverão ser trocadas até 2032.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;