Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Mostra presta homenagem a Ricardo Boechat

Exposição conta com 60 obras; Fernandes, ilustrador do Diário, participa também

Vinícius Castelli
19/02/2019 | 07:11
Compartilhar notícia


Traços variados, criados por diversas pessoas, mas todos com a mesma intenção: homenagear o jornalista, apresentador e radialista Ricardo Boechat, que morreu no último dia 11, vítima de acidente de helicóptero, em São Paulo, após a aeronave perder o controle e se chocar com um caminhão. O motorista teve ferimentos leves. Já o piloto da aeronave não resistiu.

Boechat ganha agora a exposição virtual Toca o Barco Brasil!, com curadoria de José Alberto Lovetro, e ilustrada por 60 obras, entre caricaturas e charges, de diversos artistas. O resultado do trabalho pode ser apreciado por meio do blog HQMIX (https://blog.hqmix.com.br).

Entre os artistas que participam está o ilustrador do Diário Fernandes. Ele empresta duas obras à mostra, uma em que usa o logotipo da emissora Band – onde Boechat trabalhava – com uma lágrima. A outra, veiculada na edição impressa do Diário, é uma caricatura do homenageado.

“Fiquei muito triste com a morte do Boechat. Parece que era alguém muito próximo. Ouvia ele todas as manhãs no rádio. Gostava muito dele. Ele era uma pessoa apartidária. Falava aquilo que a gente gostaria de dizer. Ele se colocava no lugar do próximo, respeitava do gari ao doutor. Tratava todo mundo da mesma forma. Infelizmente não o conheci”, afirma. “Fará muita falta. Boechat era um dos mais coerentes do jornalismo de hoje. Fica um buraco muito grande”, acrescenta o ilustrador.

Além de Fernandes, participam artistas como Cau Gomes, Dalcio Machado, Angelo France e Alisson Ortiz Affonso. Segundo o curador, Boechat conseguia passar para sua boca o que se falava nas ruas. “Aí vi em uma reportagem na própria TV Band que ele gostava de desenhar para os amigos e para si mesmo. E eram desenhos ao estilo Millôr Fernandes, outro grande jornalista/cartunista. Foi quando percebi que o Boechat só poderia ser um cartunista também, porque sua linguagem é a mesma dos artistas gráficos, direta e impactante nas mentes das pessoas”, afirma. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;