Setecidades Titulo Manifestação
Indignação por falta de água em Santo André chega à Câmara

Munícipes aproveitaram retorno das sessões para cobrar a normalização do abastecimento

Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Já são mais de 20 dias sem água em vários bairros de Santo André, como Parque Capuava, Jardim das Maravilhas, Parque João Ramalho, Alzira Franco, Jardim Santo André e Parque Novo Oratório. A situação está tão insustentável que munícipes se reuniram ontem em frente ao Paço Municipal para protestar. O encontro foi marcado nas redes sociais.

“O objetivo é chamar a atenção do prefeito (Paulo Serra – PSDB), que prometeu resolver o problema da falta de água durante a campanha. Além de não ter a água, estamos reclamando das taxas absurdas que estão sendo cobradas”, disse o guarda Irineu João da Silva, 49 anos, do Santa Teresinha. Ele foi vestido como Cascão, personagem da Turma da Mônica, para simbolizar “a fase crítica de abastecimento”.

Após a manifestação, os moradores entraram na Câmara, onde foi realizada a primeira sessão do ano. Entre outros pedidos, eles sugeriram abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o tema. O vereador Sargento Lôbo (SD) fez requerimento, mas o documento só recebeu as assinaturas dele e de Willians Bezerra (PT).

“O posicionamento do governo permanece o mesmo. Estamos trabalhando para resolver. Houve problemas técnicos pontuais, mas a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou que estão sendo equacionados. Não tem nenhuma ligação com dívida (entre Semasa e Sabesp)”, afirmou Donizeti Pereira (PV), articulador do governo na Câmara.

O prefeito Paulo Serra não apareceu no plenário. Em nota publicada no Facebook um pouco antes da manifestação, ele garantiu que a Sabesp voltou a fornecer mais água à cidade, mas que seriam necessárias 24 horas para a normalização.

A Sabesp afirmou ao Diárioque “envia regularmente a Santo André a quantidade de água suficiente para o atendimento da população do município” e que a água é repassada ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para que faça a distribuição.


VEJA COMO FOI A MANIFESTAÇÃO E COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NO JARDIM SANTO ANDRÉ:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;