Cultura & Lazer Titulo
Vírus Sdbot.ftp é ainda o que mais atinge os computadores
Das Agências
03/05/2006 | 16:39
Compartilhar notícia


O mês de abril pode ser classificado como um mês "tranqüilo" quando o assunto é vírus de computadores, segundo a Panda, provedora do serviço gratuito ActiveScan, que permite ao usuário encontrar e matar todos as pragas existentes no seu equipamento. Segundo a empresa, esta calmaria é sinal de que milhares de códigos maliciosos estão aguardando uma oportunidade para se instalar nos computadores dos usuários mais desprevenidos.

"Esta relativa calma é justamente o que buscam, atualmente, os autores de vírus. Movidos pela ânsia de ganhar dinheiro sem se importarem como, eles sabem que as epidemias não são boas para seus objetivos. Por isso, procuram introduzir suas criações nos computadores dos usuários da maneira mais discreta possível", comenta Ricardo Bachert, da Panda Brasil. Por isso, o executivo reafirma: “manter o PC atualizado contra os ataques do vírus é o melhor remédio”.

Na lista mensal das pragas mais atuantes, o serviço Panda ActiveScan não teve surpresas: o Sdbot.ftp manteve a liderança nos últimos meses, ficando, mais uma vez, no topo da lista em Abril, inclusive no Brasil. Ele é seguido pelo veterano Nestky.P, que figura nas listas das pragas mais detectados nos últimos dois anos.

A terceira posição ficou com o Exploit/Metalife, uma detecção da vulnerabilidade no processamento de arquivos WMF do Windows. Na lista também aparecem o Cavalo-de-Tróia Lowzones.RI, o worm Tearec.A, também chamado Kamasutra, e os troianos Qhost e Torpig.AY. Fecham o ranking de abril o Word Parite.B - outro habitual das listas -, o troiano Torpig.AZ, além da detecção genérica para os membros da família de worms Gaobot.

Para Ricardo Bachert, o que chama a atenção no ranking é a presença de códigos maliciosos que se aproveitam das vulnerabilidades dos softwares existente para se instalar nos PCs. "Este dado indica uma grande quantidade de usuários sem atualizar seus sistemas, que podem se convert em autênticos focos de distribuição de malware. Recomendamos, portanto, que o usuário se mantenha sempre informado sobre o descobrimento de novas vulnerabilidades de software, assim como instalar as correções necessárias".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;