Cultura & Lazer Titulo Talentos
Fotógrafos da região estão em mostra da Espanha

Artistas do fotoclube ABCclick terão seus trabalhos expostos em Salamanca por um mês

Daniela Pegoraro
Especial para o Diário
12/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Elias Rosal Martins Neto/Divulgação


 Dentre os mais de 50 projetos fotográficos analisados, a Universidade de Salamanca, na Espanha, selecionou oito para serem expostos em seu campus. Um deles foi o Cenas de um Brasil Urbano em Cores e Preto&Branco, o qual conta com obras de 11 fotógrafos da região. A mostra começa em 11 de junho e vai até 31 de julho.

O projeto em questão teve iniciativa do fotoclube ABCclick, que reúne em encontros, passeios e saídas fotográficas de gente da região que é apaixonado pela arte. De acordo com o fundador do grupo, Ailton Tenório, a convocação era para fotógrafos individuais. “Conversando com a diretoria, achamos que seria mais interessante juntar os fotoclubes em único projeto”, conta ao Diário.

Com o tema Espaço Urbano, 466 fotografias foram inscritas por fotoclubistas do País. Em uma seleção on-line, eles votaram nas 40 melhores e estas foram enviadas como um único projeto para a universidade. “Na convocação já havia temas preestabelecidos. Escolhemos um que os fotógrafos podiam produzir facilmente”, explica Tenório.

Além da mostra na Espanha, o fundador revela que está trabalhando para realizar montagem paralela no Grande ABC com as mesmas imagens e no mesmo momento em que estiver acontecendo em Salamanca.

O ABCclick completa uma década em 2018. O fotoclube é responsável pela Semana da Fotografia de São Caetano, que está indo para a décima edição. Qualquer um pode participar do grupo, que se organiza pelo site abcclick.com.br. Uma taxa de R$ 100 é cobrada anualmente, a fim de cooperar com as atividades. Na perspectiva do fundador, o projeto ter sido consagrado mostra a força que os fotoclubes e a fotografia contemporânea têm.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;