Internacional Titulo
Cientistas descobrem novo tipo de AIDS
Das Agências
05/02/2001 | 11:52
Compartilhar notícia


Cientistas norte-americanos e sul-coreanos anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de uma nova variedade do vírus HIV, até agora desconhecida e que exigirá novos tratamentos e vacinas.

Os médicos temem que esta nova mutação do HIV já tenha se estendido por todo o mundo.

'Uma subestrutura do HIV foi encontrada no sangue de uma mulher de 33 anos, que morreu de Aids em 1997', anunciou Choi Kang-Won, que dirige uma equipe de pesquisa do hospital da Universidade Nacional de Seul.

O novo vírus foi descoberto simultaneamente nos Estados Unidos por uma equipe médica da Universidade do Alabama, que fazia exames de sangue de um paciente enfermo de AIDS e que morreu no Chipre em 1998.

As duas equipes farão em breve uma declaração conjunta de sua descoberta nos Estados Unidos, precisou Choi.

'Os vírus da paciente sul-coreana e do paciente chipriota têm a mesma estrutura genética', explicou Choi, precisando que essa estrutura é totalmente diferente das formas conhecidas até o agora do vírus HIV.

'Não se trata de uma mutação do vírus. Acreditamos que o novo vírus procede da África', acrescentou o cientista sul-coreano.

'É por isso que teremos de melhorar as vacinas existentes, a fim de que as mesmas possam contra-atacar as novas formas de vírus HIV', insistiu.

As duas equipes farão em breve uma declaração conjunta de sua descoberta nos Estados Unidos, precisou Choi.

Segundo a Organização das Nações Unidas, 36,1 milhões de pessoas eram soropositivas ou vítimas da imunodeficiência adquida no final do ano 2000, e até o presente três milhões de pessoas morreram por causa da AIDS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;