Economia Titulo
Brasil produz mais de 180 mil motos em um único mês
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
14/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a produção de 184,8 mil motocicletas e comercialização, no atacado, de 171 mil unidades, o mercado de duas rodas apresentou, em janeiro, crescimento de 24,1% e 27,9%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2007, resultado bem acima da média prevista para o ano, que é de 14%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Abraciclo, associação que representa as montadoras do setor.

Segundo o diretor executivo da entidade, Moacyr Alberto Paes, o índice bem acima da previsão para o ano não deve se repetir nos próximos meses porque o ocorrido é reflexo do comportamento específico do segmento para o mês.

“Em dezembro há férias coletivas e a produção pára. Com isso os estoques se reduzem nas concessionárias e, naturalmente, há a reposição, elevando muito as vendas no atacado. Para os próximos meses mantemos a previsão de crescimento em torno de 13%, 14%”, afirmou o executivo.

Se o mercado interno está aquecido, o mesmo não se pode dizer das vendas para o exterior. No mês passado foram exportadas 6.048 motos, queda de 39,7% na comparação com janeiro de 2007.

Segundo Paes, a expectativa é de que em todo o ano sejam exportadas 120 mil motos, contra 140 mil vendidas no ano passado.

Região - No Grande ABC o ritmo de vendas segue o mercado nacional e parece estar um pouco mais aquecido segundo o gerente comercial da Viamar Motos, Dônis dos Santos.

“Vendemos 30% a mais em relação ao mesmo período de 2007 nas duas lojas de São Bernardo. Nas outras unidades fora da região o crescimento ficou em torno de 25%”, afirmou.

A região possui um frota de motocicletas bastante grande. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) atualizados até dezembro, há 136.041 motos emplacadas nas sete cidades.

A maior frota é de São Bernardo (42.831), seguida de Santo André (41.498) e Diadema (21.242).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;