Economia Titulo
Deficiente conquista espaço no mercado
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
12/11/2007 | 07:13
Compartilhar notícia


Os deficientes físicos encontram hoje mais oportunidades de trabalho em função das exigências da Lei de Cotas e das metas de responsabilidade social das empresas. Segundo a Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), atualmente existem 73.760 deficientes contratados no Estado de São Paulo.

Em 2001, eram 601 contratados. A Avape se baseia no balanço feito pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de São Paulo. “As empresas passaram a contratar deficientes por causa da multa da Lei de Cotas, mas também porque olharam para a inclusão social dessas pessoas, de forma a lidar com a diversidade”, explica Marcelo Vitoriano, gerente de Inclusão e Capacitação Profissional da Avape.

Apesar dos incentivos, a questão da falta de qualificação profissional desestimula as ações. Vitoriano acredita ser esse o fator agravante que, por muitas vezes, impede a contratação. Por isso, muitas empresas alegam que não têm como preencher os postos disponíveis.

Para ele, o impasse é constante em todo o País, mas no caso dos deficientes é muito mais acentuado, por causa da exclusão social. “Para capacitar um deficiente é preciso que as corporações treinem seus instrutores, gestores e adaptem os instrumentos de trabalho e o ambiente. Requer um investimento. O grupo que vai receber esse novo profissional precisa estar treinado e aberto para ensiná-lo”, ressalta.

Fator positivo - De acordo com Marcelo Vitoriano, as empresas que adotam o processo de capacitação para os deficientes têm obtido mais sucesso e percebem o potencial dessas pessoas quando acabam de treiná-las.

Outro fator é a própria Lei de Cotas – que estipula que cada empresa reserve um número de vagas para deficientes – que, segundo o gerente, fez com que as empresas olhassem para essas pessoas.

Balanço - Uma vez que a capacitação profissional para deficientes (visuais, intelectuais, auditivos ou físicos) seja restrita, as unidades da associação têm como objetivo treinar essas pessoas em diversos cursos.

De acordo com a Avape, no ano passado foram 10 mil pessoas capacitadas. Do total, 500 foram incorporadas no mercado pela própria associação, e as outras dispostas para o mercado. Neste ano, a associação deve manter os números.

Há 10 anos, a unidade de Santo André oferece os cursos. Atualmente, todas as unidades da Avape estão capacitadas para realizar treinamentos. Ao todo, são 27 cursos gratuitos nas áreas de Atendimento ao Cliente, Vendas, Informática, Turismo, Hospitalidade, Administração, Cozinha, entre outros. As oficinas duram, em média, 10 dias. Os interessados podem fazer a inscrição nas unidades ou pelo telefone 4426-4066.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;