Internacional Titulo
Pentágono divulga novos documentos sobre Guantánamo
Da AFP
03/04/2006 | 16:15
Compartilhar notícia


O Pentágono decidiu publicar 2,6 mil páginas de documentos relativos aos prisioneiros de Guantánamo depois de ter divulgado 5 mil páginas há um mês. A informação foi dada nesta segunda-feira por um porta-voz do Ministério de Defesa.

Com a publicação dos novos documentos, os nomes dos 490 prisioneiros mantidos no complexo penal militar americano da ilha de Cuba serão anunciados, disse Bryan Whitman, porta-voz do ministério.

Estas 2,6 mil páginas fazem parte de relatórios de audiências das comissões que analisam o status de "combatente inimigo" dos prisioneiros, realizadas a partir de junho de 2005, e de documentos redigidos pelos defensores dos presos.

As comissões de exame do status de "inimigo combatente" foram estabelecidas em Guantánamo para determinar se os prisioneiros ainda representam uma ameaça para os Estados Unidos ou se ainda podem fornecer informações pertinentes.

No começo de março, depois de ter recebido a ordem de um juiz federal de Nova York, o Pentágono divulgou 5 mil páginas de informes onde aparecem pela primeira vez o nome e a nacionalidade de centenas de prisioneiros de Guantánamo.

Segundo Whitman, o Ministério da Defesa julgou prudente divulgar, por iniciativa própria, o restante dos documentos mesmo que não tenha sido obrigado a fazê-lo.

O campo de prisioneiros de Guantánamo foi aberto em janeiro de 2002. A maioria dos detentos, originários de dezenas de países, foi capturada no Afeganistão, em 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;