Internacional Titulo
Mãe de canadense foi pressionada para aceitar enterrá-la no Irã
Por Da AFP
30/07/2003 | 08:43
Compartilhar notícia


A mãe da jornalista iraniana naturalizada canadense Zahra Kazemi, morta depois de ter sido presa em Teerã, Irã, declarou que aceitou enterrá-la no país e não no Canadá devido a pressões. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal iraniano Yas-e-No, publicada nesta quarta-feira.

Kazemi foi enterrada em sua cidade natal, Chiraz (Sudoeste do Irã), duas semanas depois de sua não explicada morte durante a prisão.

“Durante 15 dias, estive hospedada em Teerã na casa da mãe de um amigo de minha filha”, declarou Ezzat Kazemi ao jornal iraniano. "Todos os dias quatro ou cinco senhores vinham falar com o proprietário, causando preocupações, então me vi obrigada a dar minha aprovação", disse. Ezzat Kazemi não explicou quem eram essas pessoas.

O governo canadense e o filho da jornalista queriam que a jornalista fosse enterrada no Canadá, mas ela acabou sendo sepultada em Chiraz, sua cidade natal, no dia 23 de julho. “Uma mulher sozinha, sem dinheiro e estrangeira (na capital), onde poderia ir? Peguei seu corpo então e o levei a Chiraz”, explicou a mãe.

Apesar disso, a mãe da jornalista morta havia, segundo suas próprias palavras, concordado por escrito na embaixada do Canadá em Teerã com os procedimentos para que o corpo fosse repatriado. Para os canadenses, não há dúvidas de que a repórter fotográfica, presa no dia 23 de junho em Teerã, morreu devido aos golpes que recebeu durante uma sessão de tortura na prisão.

Entre sua prisão, no dia 23 de junho, quando tirava fotos em frente da prisão da capital iraniana, e sua hospitalização no dia 27 de junho, Zahra Kazemi foi interrogada pela Procuradoria, pela Polícia e pelo serviço de inteligência. A jornalista morreu no dia 11 de julho, de hemorragia cerebral causada por uma fratura no crânio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;