D+ Titulo
Você sabe o que é cada um?
Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


No fim do século 19, a sexualidade ganhou uma disciplina só para ela: a sexologia. Foi aí que passou a ser classificada, rotulada. Pontuou-se os gêneros que compõem a espécie humana, mas há ainda muita polêmica sobre os termos usados. Não há consenso, que fique bem claro. Confira alguns:

Andrógino - Tem aspecto de comportamento e físico ambíguo, como nariz mais fino para homem, queixo mais quadrado para mulher.Para a ciência, a androginia é fenômeno cultural; nada a ver com bissexualidade ou homossexualismo. Bill Kaulitz, 21 anos, vocalista da Tokio Hotel, tem aparência feminina, mas nunca assumiu ser gay.

Assexuado - Pessoa que simplesmente não precisa de sexo. Calcula-se que represente de 2% a 3% da população mundial. Não sente vontade de ter relações e prefere outras formas de carinho, como beijos e abraços. Muitas vezes é encaminhada a médicos para tratamentos, o que não é adequado, pois não trata-se de doença. Alguns casais fazem acordo e permitem que o companheiro (a) se relacione com outras pessoas.

Bissexual - Sente atração por homem e mulher. Em entrevista, a atriz Megan Fox, 24 anos, não hesitou em revelar que é bissexual. "Não tenho nenhum problema com isso." Disse ainda que não ficaria com garotas bissexuais porque teriam tido relações com homens que, segundo ela,"são sujos." Mas casou com um homem.

Crossdresser - Tem fantasia de usar roupas do sexo oposto, independentemente da orientação sexual. Recentemente o cartunista Laerte, 59 anos, assumiu que gosta de pintar as unhas, passar batom e usar roupas de mulher. Define o crossdresser como "travesti da classe média". Diz que é bissexual. Aos 7 anos, usava roupas da irmã.

Drag Queens - São artistas performáticos, homossexuais ou não, que se fantasiam exageradamente com o intuito profissional artístico. Durante o dia se vestem como homens (ou mulheres) e se ‘montam' à noite para fazer shows em baladas, festas e eventos. A argentina Isabelita dos Patins, 62 anos, é uma das mais famosas drags. Jorge Omar Iglesias mora no Brasil há mais de 30 anos e sua personagem era, no início, fantasia de Carnaval. Depois virou profissão.

Heterosexual - Quem sente atração por pessoas do sexo oposto. Hetero vem do grego heteros, que significa diferente. É considerada a orientação sexual mais comum, a que permite a reprodução da espécie de forma natural do ponto de vista biológico. Da mesma forma que existe a palavra homofobia para definir a aversão aos gays, há o termo heterofobia para definir a aversão a quem é hétero. Essa orientação sexual é a que desperta menos sentimentos negativos em relação às demais.

Homossexual - Sente atração por pessoas do mesmo sexo. 2010 foi o ano para Ricky Martin, 39 anos. Assumiu ser homossexual. Disse que não aguentava mais se esconder e fingir quem não era. "Precisava ser feliz, me sentir completo", declarou. Para ele, todo gay nasce gay. Teve filhos gêmeos, por inseminação em barriga de aluguel, e quer que eles tenham orgulho do pai.

Intersexo (hermafrodita) - Caso raro de pessoa dotada de órgãos sexuais masculinos e femininos. O mais comum é o pseudo-hermafrodita, em que os órgãos não são muito definidos. No reino animal, o exemplo é a minhoca, que tem testículos e ovários, mas precisa de outro exemplar para se reproduzir. Na TV, a personagem Buba, da novela Renascer (1993) - interpretada pela atriz Maria Luisa Mendonça -, fez bastante sucesso. Lady Gaga afirmou ser hermafrodita, mas logo desmentiu.

Transsexual - Quem deseja adquirir ou já adquiriu as características do sexo oposto. Ariadna, 26 anos, do BBB 11, trouxe à tona a luta dos transexuais. Fez a cirurgia de resignação sexual e trocou de documento. A top model Léa T., 28 - registrada como Leandro Cerezo - ainda não fez a cirurgia, mas mostrou quem é e virou estrela da grife Givenchy.

Travesti - Homens que fizeram alterações corporais para se aproximar da imagem feminina. Diferentemente do transexual, não têm pretensão de mudar o órgão sexual cirurgicamente, mas alguns querem trocar os documentos. A atriz Rogéria, 67 anos, nunca abandonou o lado Astolfo Barroso Pinto, sua verdadeira identidade. Ela já disse que adora seu pênis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;