Automóveis Titulo
Ainda em forma
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
25/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Está na cara! A idade já pesa para o ‘nosso' Golf, que nada mais é do que uma leve reestilização da quarta geração. Não podemos negar, porém, que o ‘experiente' hatch médio - digamos assim - coloca muito ‘carrinho adolescente' no chinelo quando o assunto é desempenho. Principalmente quando falamos da versão equipada com motor 2.0 Total Flex (R$ 56.140).

Vamos destrinchar um pouco desse modelo famoso por exalar uma certa esportividade, ser desejado e ter um seguro bastante amargo.

Seu visual já não denota atualidade - muito pelo contrário. Apesar do facelift pelo qual passou em 2007, o carro não conseguiu se modernizar por inteiro. Para se ter uma ideia, na Europa já circula a sexta geração do Golf, apresentada oficialmente no Salão de Paris, em 2008. A quinta geração, que traz a frente do nosso Jetta, sequer deu as caras por aqui. Previsão de chegada de uma dessas gerações? Nenhuma!

Mas o grande trunfo do Volks é a performance. O Golf parece ter sido feito sob medida para quem aprecia uma condução esportiva. Destaque para o motor 2.0 Total Flex, que passou a equipar o modelo em junho do ano passado. São 116 cv e 120 cv de potência a 5.250 rpm quando abastecido com gasolina e álcool, respectivamente.

O torque também é sugestivo: 17,7 mkgf (g) e 18,4 mkgf (a), entregues já a 2.250 rpm. Na prática, esses números representam agilidade na cidade e desenvoltura na estrada. Segundo a montadora, a velocidade máxima do Golf é de 203 km/h (a) e o bólido vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Outro item que reforça a esportividade do modelo é a suspensão. Com um ajuste mais rígido, o Golf transmite segurança nas curvas mais desafiadoras. O carro fica à mão. A transmissão manual de cinco velocidades - há a opção de caixa automática Tiptronic - tem engates precisos. Ponto positivo para o alongamento das quarta e quinta marchas, que, segundo a Volks, garante economia.

Vida a bordo - Internamente, o Golf também agrada. A vida em seu interior é favorecida por dois pontos fortes: acabamento satisfatório e interessante lista de equipamentos de série. O revestimento dos bancos em tear campus cinza agrada. O plástico adotado em algumas partes é interessante ao toque e o encaixe das peças é bom. O painel de instrumentos mantém a feliz combinação entre as cores azul e vermelha.

Entre os itens de série, o Golf 2.0 Total Flex oferece direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, sensor de estacionamento, entre outros mimos menos relevantes. A lista de opcionais também é bastante diversificada: rodas de liga leve de 16 polegadas (R$ 1.705); teto solar (R$ 3.405); air bag duplo/freios com ABS (R$ 2.890); CD player com MP3/USB/cartão SD/bluetooth (R$ 1.170).

 

Números
Preço - R$ 56.140
Motor - 2.0 8V Total Flex
Potência - 116 cv (g) / 120 cv (a) a 5.250 rpm
Torque - 17,7 mkgf (g) / 18,4 mkgf (a) a 2.250 rpm
Velocidade Máxima - 200 km/h (g) / 203 km/h (a)
Aceleração de 0 a 100 km/h -  9,8 s (g) 9,6 s (a)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;