Economia Titulo Dólar
Coutinho defende mudanças para conter queda do dólar
15/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, disse ontem que a valorização do real é uma preocupação no governo, assim como da iniciativa privada. Coutinho defendeu ação para conter a queda do dólar.

"Considerado o interesse nacional, não é sensato ficar inerme diante dessa avalanche de capitais ingressando no País, que pressiona o câmbio", afirmou Coutinho, respondendo a uma pergunta da plateia de executivos, embora tenha se recusado a opinar sobre que medidas poderiam ser tomadas. "Como? Não é minha competência ou de um banco de fomento", disse.

Para Coutinho, o País é prejudicado pela estratégia de recuperação das economias mais desenvolvidas fortemente centrada numa política monetária mais frouxa, com juros baixos. "A emissão monetária desses países vai multiplicar a liquidez e gerar tensões muito fortes nas economias com melhores perspectivas", disse Coutinho.

"A economia brasileira reúne um conjunto de condições favoráveis para atrair investimentos diretos, em renda variável, do tipo carry trading o que realmente constitui grande desafio para as autoridades macroeconômicas criarem instrumentos de resistência", acrescentou.

Em entrevista na saída, Coutinho disse que o câmbio prejudica ainda mais as vendas do Brasil no Exterior, especialmente as de produtos manufaturados, cuja exportação passou a contar com linhas subsidiadas do BNDES a partir deste segundo semestre.

"Como os mercados internacionais encolheram, a concorrência ficou muito acirrada. Como a taxa de juros em vários países é muito mais baixa, a intenção (dos financiamentos) era um pouco equalizar, dar condições mais equânimes para esses setores não perderem mercado porque a situação era difícil. Com câmbio, a situação fica ainda mais difícil", afirmou. "A taxa de câmbio afeta a renda exportadora na veia."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;