Economia Titulo Comércio Exterior
Restrição argentina revela falta de integração do Mercosul
Por
14/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A atitude da Argentina de restringir a importação de alimentos industrializados brasileiros sem fazer comunicação oficial mostra a falta de integração do Mercosul e entre os países da América Latina. A avaliação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.

"Isso nunca poderia acontecer entre países vizinhos", afirmou Turra comentando a atitude do secretário de Comércio da Argentina, Guillermo Moreno, que anunciou, em reunião com diretores de supermercados, que, a partir do dia 1º, estaria proibida a entrada de alimentos industrializados que tenham similares produzidos localmente.

O governo brasileiro disse que não foi informado oficialmente da medida. Vários caminhões que partiriam do Sul do País para a Argentina, no entanto, tiveram seu ingresso suspenso depois que a informação começou a circular, no fim da semana.

"Os países latino-americanos estão absolutamente desintegrados. Estamos cada um lutando por si sem nenhuma visão conjunta de defesa regional", afirmou Turra.

Segundo ele, é preciso haver, entre os países, governo e iniciativa privada, mais diálogo e análise sobre suas produções e demandas. Turra defendeu a formulação de projeções de mercado conjuntas entre os países, assim como uma estratégia de defesa comum de questões fundamentais do setor agropecuário, como a sanidade animal e vegetal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;