Turismo Titulo Espírito Santo
Vitória além dos negócios
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
14/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem a badalação das praias cariocas ou das areias brancas da Bahia, o litoral do Espírito Santo desponta como destino de quem procura unir turismo de negócios, compras, ecológico e histórico.

O Estado atrai muitos executivos por conta de empresas como Grupos Coimex e Águia Branca, Cia. Siderúrgica de Tubarão, Cia Vale do Rio Doce, Aracruz Celulose, Prismyann, Cotia Trading e Samarco Mineração, um seleto grupo de empresas que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano.

Por conta disso, a capital Vitória registra 80% de ocupação na rede hoteleira somente durante os dias úteis, o que torna os preços mais convidativos aos fins de semana.

Também devido à alta concentração de turistas de negócios é que a Praia de Camburi, com calçadão de 8 quilômetros de extensão, vive deserta. No último fim de semana, a regra foi quebrada por conta do 7º Congresso de Mulheres Contabilistas, que reuniu 4.000 profissionais de todo o Brasil.

Para quem tem pouco tempo e visita a cidade pela primeira vez, a melhor opção é o city tour para conhecer a fábrica da Chocolates Garoto, o Polo de Confecções da Glória (a Rua José Paulino dos capixabas) e o Palácio Anchieta - sede do poder Executivo -. além dos principais portos do Estado.

Ao final do dia, o agito se concentra no Triângulo das Bermudas, como ficou conhecido o trecho entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto.

São 19 bares e restaurantes com variedade de pratos como frutos do mar, peixes, carnes, massas, pizzas, crepes, comidas árabes, japonesa e até mineira. Os bares são frequentados principalmente por pessoas com idade acima de 25 anos.

O restaurante Pilão é indicado pelos principais rankings turísticos como autor da melhor moqueca capixaba, além da garoupa salgada com banana-da-terra, servida somente às sextas-feiras. Mas não se surpreenda se encontrar o restaurante fechado no sábado à noite. Aos fins de semana o Pirão abre das 11h às 17h.

O ponto alto da noite no Triângulo das Bermudas acontece entre as 22h e 2h, com muito movimento de carros e gente bonita. A música, na maioria das casas, é de som ambiente, mas que em nada prejudica o clima de alegria.

VILA VELHA - Em Vitória, o turista descobre que o melhor lugar para se hospedar e aproveitar o litoral é na vizinha Vila Velha. Com 32 quilômetros de praias limpas, a cidade pode ser acessada por três pontes. A mais requisitada é a praia da Costa, que abriga a maioria dos hotéis e restaurantes.

Da terceira ponte, que liga Vitória A Vila Velha, é possível avistar o Convento da Nossa Senhora da Penha edificado no cume de um penhasco de 154 metros de altitude. Obras de arte e arquitetura impecável disputam a atenção com a vista do belo pôr do sol.

SERVIÇO

Fomatur Turismo - City tour e passeios. Site: www.fomatur.com.br. Tel.: (0xx27) 3200-3155.

Diógenes Gonçalves de Freitas - Turismo receptivo, cultural e para a terceira idade. E-mail: diturismofreitas@yahoo.com.br. Tel.: (0xx27) 3149-9762.

Guarapari, a ‘Cidade Saúde'

Guarapari, conhecida como Cidade Saúde, tem cerca de 100 mil habitantes mas chega a 600 mil durante o verão. E fica bem próxima de Vitória, distante 52 quilômetros pela Rodovia do Sol.

Comece o passeio pelas praias centrais que concentram as principais vias e comércios. A de Areia Preta é famosa pelas propriedades medicinais. A areia, com radioatividade positiva, é utilizada para tratar artrites, artroses e reumatismo.

Depois, siga pela Praia das Castanheiras, que tem esse nome devido às árvores que dão sombra à beira-mar. A pequena Praia dos Namorados tem piscinas naturais formadas entre as rochas e a das Virtudes, mar agitado para amantes do surfe.

A sugestão para almoço é a Praia de Meaípe, local de restaurantes estrelados como o Cantinho do Curuca. O galpão conta com mesas onde se pode tocar os pés na areia. A cozinha envidraçada no centro garante acompanhamento do preparo da moqueca.

No caminho de volta a Vila Velha, vale uma parada na Rodovia do Sol, no alambique Reserva do Gerente. O proprietário Ademar Belizário, então gerente de agência bancária, destilava cachaça para consumo próprio. O negócio cresceu e hoje ele oferece a terceira melhor cachaça do Brasil.

SERVIÇO

Reserva do Gerente  

Site: www.reservadadogerente.com.br.

Tel.: (0xx27) 3242-2888.

Cantinho do Curuca  

Site: www.cantinhodocuruca.com.br.

Tel.: (0xx27) 3272-2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;