Política Titulo
Auricchio representa o Grande ABC no governo estadual

Secretário de Esportes em S.Paulo, ex-prefeito de S.Caetano tem feito trabalho voltado à Copa do Mundo

Júnior Carvalho
24/05/2014 | 07:13
Compartilhar notícia


Após amargar o naufrágio da sua indicação à sucessão no Palácio da Cerâmica, em 2012, o hoje secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), tem novamente o nome cogitado para disputar, em 2016, o Palácio da Cerâmica e devolver à legenda petebista o comando do município de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

Idealizador da candidatura de Regina Maura Zetone (hoje sem partido), que perdeu o pleito e tirou do PTB o posto que ocupava há três décadas, Auricchio foi nomeado no primeiro escalão do governo Geraldo Alckmin (PSDB) apenas 15 dias após deixar a cadeira de prefeito, cargo este que ocupou por duas vezes (de 2005 a 2008 e entre 2009 e 2012).

Mais do que ter o nome ventilado para confrontar o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) nas urnas daqui a dois anos e meio, o ingresso de Auricchio no Palácio dos Bandeirantes apaziguou sua quase saída do PTB e credenciou o ex-prefeito à coordenação do projeto de Alckmin à reeleição, em outubro, no Grande ABC. A função, porém, ainda não está definida.

A eleição de 2012 teve saldo positivo para o PT, que garantiu o comando de Santo André, São Bernardo e de Mauá. Auricchio será um dos responsáveis por liderar a frente antipetista na região. Juntas, as três cidades lideradas pela legenda vermelha somam 1,4 milhão de eleitores, o que equivale a 71% do eleitorado do Grande ABC. Por conta dos compromissos com o governador e com trabalho voltado para a realização da Copa do Mundo – a abertura será dia 12, na Arena Corinthians, em São Paulo, o ex-prefeito desistiu de disputar o pleito deste ano.

Oficialmente, Auricchio não fala sobre a sucessão de 2016 e evita polemizar embates com o grupo do governo peemedebista. Seu possível retorno ao comando do Palácio da Cerâmica, no entanto, já é discutido no bastidor. Há quem já almeje compor como vice numa eventual chapa encabeçada pelo petebista.

Embora aliados do petebista tenham integrado a administração Paulo Pinheiro, o comportamento de alguns parlamentares nos últimos meses evidencia o fortalecimento de um grupo independente na Câmara, que pode pender para qualquer lado, a qualquer momento.

Antes de ser prefeito, Auricchio comandou a Secretaria de Saúde no governo do prefeito Luiz Tortorello (PTB-morreu em 2004), quando recebeu apoio para manter a hegemonia petebista na cidade. Esta é a terceira de série de reportagens que esclarece onde estão os ex-prefeitos e como anda seu potencial político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;