Interação Titulo
Apresento-lhes Dr. Gerivaldo

Sabe que de início pensei que poderia parecer um tanto pretensioso de minha parte me propor a apresentar tamanha autoridade?

Carlos Ferrari
19/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Sabe que de início pensei que poderia parecer um tanto pretensioso de minha parte me propor a apresentar tamanha autoridade? Horas depois, no entanto, navegando um pouco mais pelo blog indicado pelo amigo Célio, lá de Floripa, não tive dúvidas, precisava compartilhar com vocês leitores essa mina de ideias cidadãs, alimentada por um Dr. Porreta, juiz de direito que também não conheço pessoalmente. O revolucionário doutor tecla de Conceição do Coité (BA), região sisaleira da Bahia (210 quilômetros de Salvador), e tem por meio de crônicas, brincadeiras, eventos e sentenças, ressignificado o jeito de entender a justiça, as injustiças, e em boa medida, a própria sociedade.

Não quero trazer aqui uma apresentação baseada em títulos acadêmicos, história de vida ou em méritos profissionais. Prefiro, por exemplo, contar sobre a sentença proferida pelo doutor, quando procurado por um carpinteiro desesperado diante de um celular que com pouco mais de dois meses de uso parou de funcionar. O desfecho não vale a pena contar, pois seria como aquele cara chato que vai ao cinema, assiste e lhe recomenda um bom filme, mas logo em seguida também conta o final.

Posso, sim, tratar da forma com que o juiz trabalhou o documento: foi uma sentença que considerou todos os aspectos, inclusive a necessidade de um texto preparado de tal jeito, que pudesse ser entendido por todas as partes envolvidas - loja, fabricante do aparelho e claro, o carpinteiro.

Também vale a pena falar do julgamento de Lampião. O diálogo do real com a imaginação, a aula de direito misturada com a poesia, a viagem pela história somada ao diálogo com a justiça. Se Lampião foi novamente condenado, ou agora absolvido pelo Dr. Juiz Blogueiro, também não conto, pois como já disse não sou estraga prazer.

Mobilizar a comunidade é uma estratégia que nosso novo conhecido também gosta de se utilizar, como forma de provocar a construção de um Brasil mais cidadão. O fórum de Conceição de Coité é um espaço vivo que materializa esse empenho. E assistindo aos vídeos, a gente percebe uma relação reinventada entre as minorias sociais e os espaços públicos.

Artes, mobilização nas redes sociais e comunitária, bom humor, consciência crítica e muito conhecimento legal são alguns dos motivos que justificam uma visita no www.gerivaldoneiva.com.

Para fechar, deixo uma contribuição de nossa Constituição, que está lá no blog: "É livre a manifestação do pensamento e da expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo vedado o anonimato".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;