Cultura & Lazer Titulo
O drama do Timor, em 70 fotos
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
03/11/2002 | 19:12
Compartilhar notícia


O Timor Leste está dando trabalho à jornalista Rosely Forganes, santista criada em São Bernardo. Depois de lançar Queimado Queimado, Mas Agora Nosso – Timor: das Cinzas à Liberdade (Labortexto, 512 págs., R$ 49), ela não parou mais de apresentar o livro e a exposição sobre o país, frutos das quatro viagens que fez ao local a partir de 1999. A partir desta segunda e até o dia 30, o público terá a oportunidade de conferir essa exposição com 70 imagens, na estação Sé do Metrô, em São Paulo. A entrada é franca.

“Passam pela Sé cerca de meio milhão de pessoas por dia. Isso ajuda a divulgar no Brasil a história do Timor”, diz a jornalista. O Timor é uma ex-colônia portuguesa que sofreu com a ocupação militar da Indonésia por 24 anos. Em 20 de maio, o país proclamou sua independência e agora tem como presidente Xanana Gusmão.

“Para esta montagem, ela teve curadoria (de Dirce Carrion). Está dividida em módulos. Começa com Destruição, no qual há cenas do Timor todo queimado. Depois vem Reconstrução. E por fim, Futuro, onde apresento o potencial do país, com suas paisagens, praias e crianças”, diz.

Um fato recente orgulha Rosely. “Em julho, o presidente Fernando Henrique Cardoso ofereceu um almoço no Palácio da Alvorada a Xanana Gusmão, na primeira visita dele ao Brasil como presidente do Timor. Eu e a Lucélia Santos (andreense diretora do filme Timor Lorosae – O Massacre que o Mundo Não Viu) fomos convidadas. Brinco que minha relação com o Timor começou na guerra, dormindo com ratos e baratas, e chegou a champanhe com dois presidentes”, afirma.

Vale dizer que o livro é acompanhado de um CD que traz a série de reportagens Vozes do Timor, veiculada pela Rádio Eldorado, da qual Rosely é correspondente internacional – ela também já trabalhou no Diário. A série rendeu à jornalista o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos de 2001.

Há cerca de um mês, Rosely iniciou uma lista de discussão formada por pessoas interessadas em ajudar o Timor. Para se comunicar com a jornalista, ela disponibiliza o e-mail rforganes@canbras.net.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;