Setecidades Titulo
Obras na Perimetral e Goiás param a região
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/07/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Duas grandes obras viárias nas principais vias de trânsito da região alteraram a rotina do Grande ABC nesta semana. A interdição total do túnel da Avenida Perimetral (sentido Centro de Santo André) e o bloqueio parcial da Avenida Goiás (sentido São Paulo) fizeram com que o motorista procurasse rotas alternativas.

Durante a tarde de sexta-feira, véspera de fim de semana prolongado, até as rotas alternativas estavam congestionadas. Por volta das 13h30, as ruas paralelas à Avenida Goiás, nos bairros Oswaldo Cruz e Santa Paula, não comportavam o número de veículos. O mesmo ocorria na região central deSanto André. Com a intenção de evitar a Perimetral, por volta das 14h, os motoristas ficavam parados em congestionamentos na Rua Coronel Alfredo Flaquer e na Avenida Pereira Barreto em lentidão semelhante a horários de rush.

Em Mauá, a Avenida João Ramalho, que dá acesso a Santo André, tem ficado entupida desde o início das obras da Perimentral, no início da semana.

O trânsito fica menos complicado no rush da noite, quando as obras estão no contrafluxo do maior movimento, entre 17h30 e 20h. A reportagem do Diário fez o trajeto da Avenida João Ramalho, em Mauá, e chegar ao cruzamento das avenidas Goiás e Guido Aliberti, em São Caetano. Demorou 40 minutos. Tempo ótimo, se considerado as intervenções no trânsito. O mesmo trajeto de trem demoraria, pelo menos, 35 minutos. No caminho, o trânsito não chegou a parar. Em nenhum ponto do trajeto a reportagem viu agentes do trânsito para auxiliar os motoristas.

Sexta-feira, a situação estava mais complicada porque era véspera de feriado, porém, não há previsão de muita melhora até o fim do mês, quando estão previstas as conclusões das duas obras.

A recomendação da Prefeitura de Santo André para este mês é optar pela Avenida dos Estados para não passar pelo Centro da cidade. A de São Caetano é a mesma. O reflexo do trânsito carregado é inevitável nas regiões centrais das duas cidades.

Obras - As prefeituras de Santo André e São Caetano preferiram as férias de julho, período em que a cidade fica mais tranqüila, para fazer as obras. Escolheram também o pré-período eleitoral para fazer intervenções nos dois corredores de mais visibilidade de cada um dos municípios.

Santo André informou que precisava rebaixar o piso dos túneis da Perimetral. O choque de carrocerias de caminhões com o teto dos túneis era constante. Prova disso são os buracos que os tetos das pontes apresentavam. O bloqueio da via vai durar até o próximo dia 28.

Sexta-feira, por volta das 17h, não havia um único operário no trecho interditado. Só os tratores, parados. A obra foi orçada em R$ 500 mil, tocada pela empreiteira Emparsanco.

Em São Caetano, a Avenida Goiás passa por um processo de modernização, segundo a Prefeitura. As últimas obras de manutenção da via ocorreram na década de 1990. Apesar de o asfalto da avenida não apresentar buracos ou aspecto deteriorado, a administração está fazendo o recapeamento dos dois quilômetros da via. As calçadas e canteiro central também estão sendo reformados. A Prefeitura dá à reforma o nome de Modernização da Avenida Goiás.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;