Economia Titulo
GM amplia PDV para a produção
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
11/02/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


Todos os funcionários da área de produção da General Motors de São Caetano estão aptos a aderir ao PDV (Programa de Demissões Voluntárias) inicialmente destinado aos trabalhadores da ferramentaria. Essa foi a principal decisão anunciada quinta-feira pela montadora e pelo sindicato dos metalúrgicos após nova rodada de negociações para evitar as demissões.

O prazo de adesão ao plano da ferramentaria, que terminaria sexta-feira, foi prorrogado pela segunda vez e agora ficará em vigor até o próximo dia 21. A expectativa é de que a empresa consiga remanejar os funcionários excedentes do setor para outras funções na fábrica, informou o Sindicato dos Metalúrgicos local (filiado à Força Sindical).

Para os empregados da área administrativa, entidade e montadora acertaram que eles receberão os mesmos benefícios oferecidos aos funcionários da produção. As decisões da reunião de sexta-feira, no entanto, serão submetidas aos trabalhadores em assembléia da próxima terça-feira.

Com a extensão do PDV à fábrica inteira, a ameaça de greve feita pelo sindicato na última quarta-feira está cada vez mais distante de acontecer. Uma nova reunião está prevista para a próxima sexta-feira, às 9h.

O presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, acredita ser possível remanejar os funcionários ociosos da ferramentaria para outras funções. "Há grande possibilidade de o PDV estendido atrair bastante gente."

Em um primeiro momento, a transferência de um determinado trabalhador será para uma vaga cuja média salarial é igual a de um empregado da ferramentaria. "Se a vaga for com salário menor, o funcionário opta ou não pela remoção. Se a resposta for negativa, o trabalhador fica onde está."

Além disso, ficou acertada a transferência, em caráter provisório, de outros 40 funcionários para o setor de manuseio. A providência será tomada a partir do dia 20 e vigorará até 30 de julho. Estão previstos outros seis remanejamentos para a fábrica de Gravataí (RS) com redução de salário. Neste caso, os interessados passarão por uma seleção, salientou Cidão.

Com essas medidas, o número de excedentes cairá de 299 para 243 funcionários da ferramentaria, incluindo as 13 adesões de sexta-feira ao PDV. O problema do setor ocorre devido à falta de contratos para o fornecimento de ferramentas usadas em carros da própria empresa e de outras montadoras.

Administrativos – Para a área administrativa, o PDV passa a oferecer um salário nominal a mais para quem optar pelo desligamento. Com isso, o plano passa a ser igual ao da ferramentaria, que oferece de três a nove salários de acordo com o tempo de serviço.

O programa também concede dois meses de plano de saúde. O tempo de assistência médica aumenta para dois anos para os aposentados. O PDV do administrativo faz parte de um pacote de redução dos custos para a empresa obter lucro em 2006, após oito anos seguidos de prejuízos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;