Memória Titulo
Abramo, Sacchetta e uma batalha na Praça da Sé

São Paulo celebra nesta segunda-feira o centenário de dois jornalistas e militantes políticos de esquerda, Fúlvio Abramo e Hermínio Sacchetta

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


São Paulo celebra nesta segunda-feira o centenário de dois jornalistas e militantes políticos de esquerda, Fúlvio Abramo e Hermínio Sacchetta. Celebra também o 75º aniversário da Batalha da Praça da Sé que, em 7 de outubro de 1934, envolveu integralistas e esquerdistas, com a morte de um estudante da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Para falar sobre os homenageados e o evento de 1934, proferirão palestras o professor Antonio Cândido e o jornalista Dainis Karepovs, este com raízes na Vila Bastos, em Santo André. As palestras começarão às 19h30, no Auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas. Endereço: Rua Rego Freitas, 530, sobreloja.

Fúlvio Abramo (1909-1993) - Jornalista, agrônomo e militante trotskista. Interessou-se pela luta social por influencia do avô, Bortolo Scarmagnan, que era anarquista. Formou com a irmã Lélia e o historiador Azis Simão um grupo marxista independente do PCB. Em seguida, fundou a Liga Comunista Internacionalista, junto com Mário Pedrosa, Lívio Xavier, Aristides Lobo, Hilcar Leite, Rodoldo Coutinho, Rudolf Josip Lauff e João da Costa Pimenta.

Dedica seus últimos anos de militância no trabalho de preservação da memória da classe operária como impulsionador do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), hoje sob guarda do CEDEM-Unesp.

Hermínio Sacchetta (1909-1982) - Jornalista e militante trotskysta. Trabalhou nos principais jornais de São Paulo, incluindo A Classe Operária, mantido pelo Partido Comunista. Torna-se dirigente do Partido Socialista Revolucionário ao lado de Febus Gikovate, Alberto da Rocha Barros, Vítor Azevedo, Patricia Galvão (Pagu), Florestan Fernandes e Maurício Tragtenberg.

Cláudio Abramo, jornalista: "Sacchetta foi durante muitos e muitos anos um dos melhores e mais importantes chefes de redação que o jornalismo de São Paulo produziu. Homem de princípios rígidos, (...) travou sempre com a profissão de jornalista uma batalha árdua e difícil, enfrentando ao mesmo tempo os empregadores e a redação, que ele tentou incansavelmente moldar e domar."

A BATALHA DA PRAÇA DA SÉ
A esquerda forma a Frente Única Antifascista e, em 7 de outubro de 1934, ocorre o embate, também chamado de "Revoada dos galinhas-verdes". O objetivo era impedir uma marcha organização pela Ação Integralista, dirigida por Plínio Salgado. No confronto morre o militante da juventude comunista, Décio Pinto de Oliveira, alvejado na cabeça enquanto discursava.

Lélia Abramo: "Esperamos pacientemente que desfilassem primeiro as crianças, fardadas como os adultos, e as mulheres integralistas. Depois disso, quando os asseclas de Plínio iniciaram seu desfile, nós todos avançamos e começou a luta aberta."

Quando? Onde?
(Um exercício para a identificação de antigas imagens fotográficas preservadas pela Fundação Pró-Memória de São Caetano).

Praça dos estudantes
Adauto Campanella confirma que a foto aqui publicada quinta-feira, dia 15, é mesmo da Praça dos Estudantes: "O que não deixa dúvidas é a visualização de parte do posto de gasolina do Nelson Campanella, de bandeira Texaco, onde se lê parte ‘ACO'. Ao lado deste letreiro a inconfundível e remanescente casa do Dr. Botas, médico de São Caetano, uma das poucas que sobraram após a transformação da Avenida Goiás em via comercial, pouco antes de seu alargamento. Do posto tenho lembranças de quantas vezes, na juventude em finais de madrugadas, ‘pendurava' alguns litros de gasolina no posto do Nelsão, grande amigo que atualmente reside no Guarujá juntamente com sua esposa Marlene."

Santa Catarina x João Pessoa
Já a foto de 29 de setembro refere-se ao prédio na esquina das ruas Santa Catarina e João Pessoa, conforme relato de Fernanda Rosário: "Ocorreu um incêndio, na década de 1980, deixando o edifício com aquela aparência. Durante um período ali funcionou unidade das Lojas Glória."

São Caetano

Tem início hoje a Semana da Autonomia de São Caetano: 1948-2009. Às 10h, o jornalista e líder autonomista Mário Porfírio Rodrigues proferirá palestra na Escola Municipal Elvira Paolilo Braido, à Rua Lisboa, 399, Bairro Oswaldo Cruz. E, como sempre faz, entregará à escola exemplares do seu livro Um Jornal, Uma Vida, com notícias da campanha autonomista.

O 10º CONGRESSO

O painel Memória Empresarial, do 10º Congresso de História do Grande ABC, em 4 de novembro, terá a coordenação de Mônica Iafrate e a participação de Márcia Pazin, Palmira Petratti e João Tomaz da Silva, todos com trabalhos realizados na área.

Esportistas farão o Futebol do ABC de Todos os Tempos, coordenado pelo jornalista Geraldo Nunes, que emprestou o nome ao painel. Entre os participantes, Ângelo Verotti, editor de Esportes do Diário, Walter Adão Carreiro, Irio Marega, Rinaldo Zamai, Alberto do Carmo Araújo (o Giba), José Sebastião Witter, João Sergio Rimazza, Oswaldo Lavrado e Jurandir Martins, os dois últimos da eterna equipe Os Craques do Rádio, da Rádio Diário do Grande ABC.

As inscrições para o 10º Congresso já estão abertas e são gratuitas. Local: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações no site http://www.fpm.org.br/ e pelo telefone 4223-4780.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 19 de outubro de 1979

Manchete - "Itaipu: tripartite será assinado hoje". Brasil, Paraguai e Argentina negociavam a construção de hidrelétricas no Rio Paraná.

Editorial - Nova geração de pelegos mudou de área.

Acidente - Dois vagões de trem carregados de arroz descarrilam em Ribeirão Pires. Não há vítimas. Paralisado o tráfego ferroviário entre o Planalto e a Baixada Santista.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa pede empréstimo de até 50 milhões de dólares.

Diadema - Jardim Casa Grande pede atenção.

Esportes - Começam os Jogos Escolares de São Bernardo, com seis mil participantes.

Polícia - Morte e mistério no centro de Ribeirão Pires.

EM 19 DE OUTUBRO DE...

1899 - Registrados em Santos os primeiros casos da peste bubônica.

1934 - Laboratório Municipal de Análises de São Bernardo passa a se chamar Inspetoria de Fiscalização do Leite e Laticínios, com abrangência regional.

1934 - Nilcedes Soares Magalhães, a atriz Gloria Menezes, nasce em Pelotas (RS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;