Economia Titulo
Emprego com carteira sobe 13% no País
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/08/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


O forte ritmo de contratações na agropecuária e na construção civil contribuiu para que o Brasil tivesse a geração de 1.222.495 postos de trabalho formais (com registro em carteira) de janeiro a julho. É 13,39% mais do que o verificado nos primeiros sete meses de 2006.

Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, que aponta ainda uma expansão no emprego com carteira no Estado de São Paulo. Foram 545.582 vagas, número 9,6% maior do que em igual período do ano passado.

Os dados nacionais e do Estado contrastam com o do Grande ABC, onde o saldo (contratações menos fechamentos de vagas) caiu 17,57% . Na região, foram criados até julho 18.393 postos de trabalho, bem menos do que os 22.314 entre janeiro e julho do ano passado.

O comportamento contrastante reflete, segundo especialistas, a estrutura produtiva dos sete municípios, baseada em grandes indústrias exportadoras e em grandes números de pequenos fornecedores.

As vendas externas têm sofrido com a perda de rentabilidade devido ao câmbio (o dólar fraco frente ao real), que também prejudica pequenos fabricantes, em função do aumento da concorrência com os produtos importados.

São Bernardo - Entre as sete cidades, São Bernardo foi o destaque positivo, ao apresentar crescimento de 26,18% no saldo (7.514 vagas nos primeiros sete meses deste ano).

Segundo o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, o mercado interno aquecido, por conta da expansão do crédito, tem gerado impacto positivo na produção de veículos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;