Internacional Titulo
Jornal: marinheiros de submarino chinês morreram asfixiados
Do Diário OnLine
05/05/2003 | 10:11
Compartilhar notícia


Os 70 marinheiros chineses que morreram em um acidente a bordo de um submarino convencional na costa leste da China, na sexta-feira, perderam a vida asfixiados, segundo a edição desta segunda-feira do jornal de Hong Kong Wen Wei Po.

Analistas descreveram o acidente como o maior registrado no país desde a fundação da República Popular da China, em 1949. Segundo o diário, os corpos dos tripulantes foram encontrados em seus respectivos postos, sem sinais de que tenha ocorrido explosão ou inundação. O jornal cita relatos de investigadores do acidente.

O submarino nº 361 fazia manobras perto das ilhas Neichangshan, na costa da província oriental de Shandong, no golfo de Bo Hei, quando teve problemas mecânicos. A China tem entre 40 e 100 submarinos na sua frota, mas muitos deles são relativamente velhos.

A China iniciou um programa de construção de grandes submarinos nos anos 60, que foi interrompido no fim dos anos 80, e que incluía muitos submarinos movidos a diesel e alguns submarinos nucleares. Nos anos 70, a China iniciou um programa para fabricar submarinos com design próprio. O primeiro deles foi o 'Ming' (Tipo 035), como o que sofreu o acidente, fabricado entre 1971 e 1979 e retomado a partir de 1987.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;