Setecidades Titulo Ilegal
São Caetano vira centro
de caça-níqueis e atrai
jogadores da Grande SP

Cidade deve superar marca de apreensões de máquinas; só
neste ano já foram 336, enquanto em todo 2011 foram 382

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


No mês passado, três apreensões de máquinas caça-níqueis feitas pela Polícia Militar em São Caetano chamaram a atenção. Mais de 150 vídeo-bingos foram encontrados e 250 pessoas averiguadas em cassinos clandestinos. Os números comprovam que, pela proximidade com a Capital e população com grande número de idosos, a cidade se tornou atrativa para o jogo ilegal: só neste início de ano, a polícia militar apreendeu 336 máquinas caça-níqueis na cidade. No ano passado inteiro foram 382. E em 2010, 295.

"Não diria que é uma epidemia", disse o comandante da PM na cidade, capitão Robinson Castropil. "Estamos dando atenção maior para isso porque a comunidade vem participando e denunciando o funcionamento desses locais."

A Delegacia Seccional da Polícia Civil, que engloba São Bernardo, também deve superar marcas. Até abril, 1.070 máquinas foram apreendidas. Em 2011, 2.973 no ano inteiro. Em todas as outras cidades da região, os números diminuíram (veja ao lado). Segundo o delegado Rafael Rabinovici, muito disso se deve à Operação Caracol, com o objetivo de coibir a jogatina ilegal.

"É um trabalho de enxugar gelo. A gente passou a ser o lixeiro deles: recolhemos as máquinas velhas e eles compram as novas", disse. Por isso, a orientação da Seccional é que se alerte as prefeituras para cassar as licenças de funcionamento dos estabelecimentos. Durante a operação, também é verificado se há material de procedência estrangeira, proibido pela legislação.

Alheio às investigações, o administrador de empresas Ricardo, 49 anos, segue sua rotina. Às sextas, liga para seu contato e pergunta "onde está rolando". Nos últimos três meses, foram nove locais diferentes, todos em São Caetano. Nem por isso ele se importou de sair de Moema, onde mora, e vir ao Grande ABC. "É meu meio de lazer", garante.

A rotina de passar por olho mágico e câmeras para identificação visual como meio de entrar nesses locais também é seguida por Marta, 61. Assim como o colega, ela sai de Alphaville, na Grande São Paulo, para jogar na região. "Ultimamente vem sendo aqui. Pode ser só fase."

Vídeo-bingo pode ser reciclado

Amontoados nos Distritos Policiais, com direito até a autuação da vigilância sanitária, os caça-níqueis podem ter fim mais digno. O deputado estadual Marco Aurélio de Souza (PT) pretende, nos próximos meses, retomar a discussão sobre utilizar a máquina para fins educacionais. "Do jeito que está, só dá prejuízo para o Estado."

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 2007, mas acabou vetado pelo então governador José Serra (PSDB). Foi testado e aprovado em outros estados e em Itapevi, na Grande São Paulo, que transformou os vídeo-bingos em computadores.

Rabinovici aprova a destinação dos caça-níqueis para escolas, mas alerta que o Judiciário entendeu que a situação era preocupante. "Hoje os processos para destruição desses equipamentos são muito mais rápidos", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;