Cultura & Lazer Titulo Show
Tributo a Luiz Gonzaga

Elba Ramalho celebra centenário do sanfoneiro

Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


Dona de uma das vozes que mais representam o Nordeste, a cantora paraibana Elba Ramalho comandará apresentação em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga (1912-1989), que completaria o centenário de nascimento em 13 de dezembro.

Festejado como 'Rei do Baião', o músico pernambucano é responsável pela popularização de diferentes ritmos nordestinos - casos de forró, xaxado, coco, xote, ciranda, embolada e, obviamente, baião - quando a cultura daquela região ainda era vista de maneira pejorativa no País.

Entre 1950 e 1980, o cantor e sanfoneiro - nascido em Exu, no Pernambuco - incluiu o Nordeste, com os seus costumes característicos, no mapa da música brasileira. E alcançou grande sucesso com diversas composições, a exemplo de 'Asa Branca' e 'O Xote das Meninas', que serão entoadas por Elba amanhã, a partir das 22h30, no Canto da Ema, em São Paulo.

Com mais de três décadas dedicadas à música, a cantora que passeia com facilidade por diferentes ritmos também aproveitará o momento para revisitar sucessos de sua carreira, como as músicas 'Bate Coração' (Antonio Barros e Cecéu) e 'De Volta Pro Aconchego' (Dominguinhos/Nando Cordel), exemplos da festa permanente que é feita em sua obra.

INFLUÊNCIA

Luiz Gonzaga é a maior influência de Elba Ramalho, cuja performance no palco, sempre muito animada, chama a atenção. Os dois caminhos se cruzaram logo no início de sua carreira como cantora. Desde então, eles seguiram em harmonia pela mesma estrada, dividindo as dores e as alegrias da vida nordestina.

Em 2002, quando o 'Rei do Baião' completaria 90 anos, a cantora lançou 'Elba Canta Luiz' , disco repleto de clássicos do cancioneiro popular brasileiro, como a música 'Vem Morena', além de canções pouco conhecidas do homenageado. Para a gravação do álbum, a intérprete ainda contou com participações especiais, casos de Dominguinhos ('Canta Luiz') e Zeca Pagodinho ('O Xamego de Guiomar').

Elba Ramalho - Show. Amanhã, às 22h30. No Canto da Ema - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 364, São Paulo. Tel.: 3813-4708. Ingr.: R$ 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;