Economia Titulo
Brasil, UE, EUA, Índia e Austrália avançam em acordo agrícola
Por Da AFP
29/07/2004 | 09:35
Compartilhar notícia


Um pequeno grupo integrado por Brasil, Estados Unidos, União Européia, Índia e Austrália concluiu nesta quinta-feira, depois de horas de negociações, um novo texto-base sobre liberalização comercial, que será apresentado ao restante dos membros da OMC (Organização Mundial do Comércio).

"Trata-se de um novo texto que busca corrigir as deficiências do anterior (apresentado pela OMC no dia 16 de julho) em referência a subsídios para a exportação, apoios domésticos e acesso a mercados", explicou o secretário argentino de Comércio Exterior, Martín Redrado.

Segundo ele, em razão das divergências entre os cinco protagonistas da negociação, o texto "deixará para o futuro as questões mais complexas".

O secretário argentino elogiou os avanços na questão das subvenções internas e externas aos produtos agrícolas, mas admitiu que a questão de acesso aos mercados, que abrange o complexo problema das taxas alfandegárias, será deixada "para mais à frente".

Membros da OMC como Honduras, México, Venezuela, Paraguai, China, Canadá e Japão e diversos países africanos, porém, mostraram frustração pela forma como foi revisado o texto, concentrado na agricultura, e se sentiram excluídos da tomada de decisões.

Todos eles criticaram a marginalização do processo negociador e ameaçam não aceitar os fatos já consumados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;