D+ Titulo Se liga!
Brincadeira ou imprudência?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
05/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Vira e mexe surgem manias perigosas. Quem não se lembra da galera que pingava vodca nos olhos? Agora, a moda - no mínimo, imprudente - chama-se condom challenge (desafio da camisinha). Consiste em aspirar um preservativo pelo nariz e retirá-lo pela boca. Na internet, vídeos mostram a audácia (e cenas nada agradáveis) de jovens de vários países.

Segundo Fernando Veiga Angélico Júnior, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC, a atitude pode prejudicar a saúde e, em casos extremos, levar à morte. "Pode machucar o tecido do interior do nariz, causando sangramento, e (a camisinha) ficar presa no caso de pacientes com desvio de septo." Nessa situação, seria preciso ir ao hospital para retirar o preservativo - e, às vezes, só dá para fazer isso por meio de cirurgia.

O produto que lubrifica a camisinha também pode piorar algum processo inflamatório, como a rinite. "O mais preocupante, principalmente se a pessoa não segurar o preservativo e tiver fossa nasal grande, é que ele poderá ir até a laringe e a traqueia, obstruindo a respiração e levando à morte", explica Angélico.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;