Memória Titulo COLUNA
Ribeirão Pires e a dança cigana

Três integrantes da Cia de Dança Cigana Sarah Ruby narram a atuação deste grupo, que eleva a cultura da cidade para toda a região e fora dela

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A audição desta semana do Memória na TV deveria ter ido ao ar em novembro do ano passado. Tivemos problemas técnicos, mas o depoimento de três representantes da Cia de Dança Cigana Sarah Ruby poderá, enfim, ser assistido, falando de uma atividade realizada no Ribeirão Pires FC, ano passado, mas também sobre a história de pessoas que amam e defendem a cultura cigana, quebrando mitos, fazendo justiça a uma tradição internacional que se perde no tempo.

Sarah Rubi, Karla Bressan e Miguel Lopes emocionam, divertem, explicam, ensinam. Tivemos muita satisfação em recebê-los. E mesmo com a demora da apresentação no DGABC TV, em nenhum momento o grupo cobrou qualquer coisa. Entendeu perfeitamente o imprevisto, pelo que agradecemos.

HISTÓRICO

A Companhia de Dança Cigana Sarah Ruby nasceu em 2015 com o sonho de transmitir a outras pessoas o prazer da dança cigana, sua cultura, hábitos, história.

Começou com solos de Sarah Ruby e foi crescendo. Seus alunos foram se agregando à companhia e começaram a se apresentar em grupo.

Hoje a companhia faz eventos, festas e apresentações em toda a região, Grande São Paulo e Interior.

LEMBRANÇAS

O programa Memória na TV desta semana também presta homenagem a dois nomes que muito fizeram pela memória e esporte, e que nos deixaram recentemente: o campeão internacional de ciclismo Antonio Alba e o memorialista Carlos de Castro.

Foi o amigo Castro quem nos apresentou a Companhia de Dança Cigana Sarah Ruby. Lamentamos muito que ele não tenha podido assistir ao programa. 

Já Antonio Alba teve oportunidade de assistir ao vídeo elaborado pela filha Dagmar Alba, nossa ex-colega do Diário, que reuniu fotos e notícias acerca da carreira vitoriosa do pai e que estamos apresentando na íntegra no DGABC TV.

MEMÓRIA NA TV 

- Ribeirão Pires e a dança cigana

- Entrevistados:</CF> Sarah Rubi, Karla Bressan e Miguel Lopes

- No ar pelo Diário On-Line: www.dgabc.com.br.

Um são-caetanense em Portugal

Um Olhar Jamais Visto – Fotos ampliadas em azulejos focalizando monumentos históricos de Portugal

Autor: Augusto Coelho

Local: Consulado de Portugal

Endereço: Rua Canadá, 324, Jardim América, São Paulo

Abertura: amanhã, sábado, 18 de janeiro

Horário: 15h

Entrada franca

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de janeiro de 1990 – Ano 32, edição 7277

Manchete – Refinarias estão paradas; em greve 60 mil petroleiros, incluindo-se os de Capuava, em Mauá 

Santo André – Governo do Estado reinicia as obras de construção do Hospital Regional de Clínicas; iniciadas pelo prefeito Lincoln Grillo, estavam paralisadas deste o ano de 1979.

Nota – Ao ser concluído, o hospital receberia o nome do governador Mário Covas.

Cena Política (Dan I. Gedankien, interino) – Divergências do poder tiram a ‘pureza’ do PT.

Memória – Morre o sindicalista Afonso Monteiro da Cruz, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema entre 1965 e 1969 e precursor das atuais lideranças da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Em 17 de janeiro de...

1910 – Morre, em Washington, o embaixador brasileiro Joaquim Nabuco.

1915 – A I Guerra. Manchete do Estadão: os alemães evacuam as localidades da costa da Bélgica.

1920 – Distribuído o número 1 da São Paulo Ilustrado, uma revista de literatura, artes e variedades.

1930 – Pelo campeonato de futebol da Segunda Divisão, em seu campo, o São Caetano EC vence o Oriente por 3 a 2; na preliminar, 5 a 1 para o São Caetano.

Lançada em Londres a revista The Brazilian Press, o primeiro periódico brasileiro editado na capital inglesa.

1940 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: três unidades submarinas da esquadra britânica são consideradas perdidas pelas autoridades da Inglaterra.

1970 – Eleitas as personalidades e entidades de Santo André que receberão o Troféu João Ramalho: na música, Geraldo Rosa; no teatro, Antonio Petrin; no esporte, Randi EC; personalidade esportiva, Expedito Alencar. 

Hoje

- Dia dos Tribunais de Contas do Brasil. Instalado em 1893.

Santos do dia

- Leonila

- Sulpício, bispo francês falecido em 644

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 17 de janeiro:

- No Maranhão, Arame e Palmeirândia

- No Rio Grande do Norte, Baía Formosa

- Na Bahia, Itiúba

- No Piauí, Padre Marcos

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;