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Linha 20 pode incluir a Estação Prefeito Saladino

Metrô admite estudo para levar ramal da região para terminal de Santo André e conectá-lo à CPTM

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/12/2019 | 07:00
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Banco de Dados


O Metrô estuda a possibilidade de incluir a Estação Prefeito Saladino, em Santo André, no traçado da futura Linha 20-Rosa, cujo projeto original parte do Rudge Ramos, em São Bernardo, rumo ao bairro da Lapa, Zona Oeste da Capital.

A informação está presente no relatório de empreendimentos de novembro confeccionado pela companhia e divulgado nesta semana. O documento lista o andamento de obras de expansão da malha metroviária e de estudos de futuras linhas. Sobre a Linha 20-Rosa, há inserção de que existe, em curso, avaliação sobre construção de trecho entre a Lapa e a Estação Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo o Metrô, simulações de demanda apresentaram viabilidade de transformar a Estação Prefeito Saladino como ponto inicial da Linha 20-Rosa, sem descartar as estações em São Bernardo. O desvio na linha original é de cinco quilômetros e, provavelmente, nessa metragem seriam construídas outras estações.

O projeto original previa três estações na região, todas em São Bernardo – Afonsina, Rudge Ramos e Taboão. Depois, partiria para São Paulo pela Vila Livieiro até as zonas Sul (com conexão com a Linha 1-Azul, pela Estação São Judas) e Oeste. Neste trajeto, haveria ainda interligação com a Linha 2-Verde, no projeto de expansão do ramal até a Estação Cerro Corá, e com a Linha 4-Amarela, na Estação Faria Lima.

“O relatório aponta para estudos iniciais feitos com base em simulações de demanda que justifiquem a implantação de uma linha de Metrô. Junto a isso, considerou-se um traçado inicial da Linha 20 para melhorar o atendimento à população do Grande ABC, de Prefeito Saladino à Lapa – passando por Afonsina em São Bernardo –, conectando-se a outras linhas de Metrô e também à 10-Turquesa, da CPTM”, informou o Metrô, por nota. “Agora, o Metrô deve contratar no primeiro semestre de 2020 o projeto funcional, que é o primeiro dos projetos para uma linha de Metrô e vai prover mais detalhes que viabilizem o empreendimento. Após esse primeiro estudo é possível elaborar o projeto básico, seguido pelo executivo, que permite o início das obras”, emendou.

A Linha 20-Rosa esteve na lista do Metrô nos anos 2000, em plano de expansão para fora da Capital. Àquela época, a construção demandaria R$ 10 bilhões, mas a proposta foi arquivada pelo alto custo.

O ramal foi resgatado e entrou no pacote de mobilidade urbana anunciado pelo governador João Doria (PSDB), em agosto, como compensação à mudança na Linha 18-Bronze do Metrô, que, por monotrilho, ligaria a região ao sistema metroviário da Capital. O contrato, assinado em 2014, previa 13 estações, passando por Santo André, São Bernardo e São Caetano até a Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde do Metrô e da Linha 10-Turquesa da CPTM.

Doria considerou inviável a PPP – investimento de R$ 4,26 bilhões – e alterou o modal para BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade). Além da Linha 20-Rosa, o governador prometeu construir a Estação Pirelli na Linha 10-Turquesa e modernizar os trens que passam pelo ramal.

Outra promessa do governo do chefe do Executivo paulista, por meio do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, era de anunciar até o fim do ano estudo sobre o BRT, mas, até o fechamento desta edição, nenhum planejamento foi tornado público. 




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