Setecidades Titulo
Tentativa de assalto no Shopping Metrópole termina em morte
Por Andrea Catão e
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
24/01/2006 | 05:31
Compartilhar notícia


Dois seguranças de carro forte morreram e duas pessoas ficaram feridas, dentre as quais um cliente, durante tentativa de assalto à agência do Unibanco no Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo. O crime ocorreu por volta das 17h30 desta segunda, quando uma empresa transportadora de valores recolhia malotes com o dinheiro do banco. Entre oito e dez homens participaram do assalto. Três homens foram detidos por volta das 20h30 pelos policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), no Sítio Bom Jesus. No entanto, a Polícia Civil ainda confirmaria, após depoimento, se o trio teria participado da ação.

Por volta das 17h30, um carro forte da Sebival Segurança, que presta serviços ao Unibanco, estacionou em frente à porta da agência que dá acesso ao estacionamento do shopping, na entrada paralela à rua Senador Vergueiro. Três seguranças desceram do veículo, enquanto outro ficou no interior do carro, que permaneceu ligado.

Dos três funcionários que desceram do veículo, um ficou na porta que dá acesso aos caixas eletrônicos. Os outros dois entraram na agência. Neste momento, um homem fardado de policial militar e outro de terno escuro conversavam na área livre dos caixas eletrônicos, que não contam com portas detectoras de metais. Quando os dois seguranças da empresa saíam com os malotes, os dois homens que conversavam anunciaram o assalto.

Foi quando outros homens do bando - que também trajavam terno e estavam posicionados no corredor do shopping e no estacionamento - deram início ao tiroteio. O delegado titular do Garra de São Bernardo, Paul Henry Verduraz, afirmou que pelo posicionamento dos tiros os seguranças teriam revidado. Os três funcionários da Sebival foram baleados. Pelo menos um cliente do shopping também foi atingido pelos tiros. Do lado de fora da agência, várias cápsulas e marcas de tiros indicam que o tiroteio continuou no estacionamento. A polícia informou que os assaltantes usavam pistolas automáticas e pelo menos um deles estava armado com um fuzil.

Dois seguranças ficaram gravemente feridos. Um, baleado na cabeça, morreu a caminho do hospital e o outro, atingido no tórax, faleceu enquanto passava por cirurgia no Hospital Estadual Mário Covas. O supervisor de segurança da Sebival, que se identificou como Nunes, disse que o terceiro estava hospitalizado, mas que não corria risco de morte, pois havia sido baleado na perna. Ele acrescentou que a empresa sempre retirava os malotes na agência no fim da tarde, mas sem horário definido. Nunes disse ainda que o homem que estava dentro do carro não desceu porque é uma norma da empresa de segurança.   A polícia e testemunhas informaram que os assaltantes, que nada levaram, fugiram em dois carros, um Vectra de cor escura e um Astra preto. O Vectra seguiu sentido Paço Municipal e o Astra, na direção contrária, a avenida Aldino Pinoti. O último veículo foi abandonado a 500 metros do shopping, próximo a um terreno que faz fundos com a empresa Tognato, ainda na Aldino Pinoti. Por mais de três horas, helicópteros das polícias Civil e Militar e homens a pé vasculharam a área, mas não prenderam os assaltantes.

Às 19h30, uma pessoa teria ligado para o 190 da polícia e dito que teria visto um grupo de quatro homens fortemente armados no Sítio Bom Jesus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;