Setecidades Titulo Abaixo da meta
Vacinação contra a gripe atinge apenas 16% do público-alvo

Campanha, que vai até 31 de maio, terá ‘Dia D’ de imunização no sábado

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Apenas 16% dos moradores do Grande ABC que fazem parte dos grupos de risco se vacinaram contra a gripe, segundo balanço divulgado por seis das sete cidades da região – com exceção de Rio Grande da Serra.

Segundo levantamento feito pelo Diário, até sexta-feira, somente 96.542 pessoas foram imunizadas em toda a região. A meta é alcançar 605.315 mil moradores até 31 de maio, quando se encerra o período de vacinação.

Com índice abaixo do esperado para o período, municípios prometem intensificar, por meio de ações das secretarias de saúde, nesta semana, a divulgação do calendário de vacinação que, no sábado, terá o chamado ‘Dia D’ para a imunização.

Na oportunidade, todas as unidades da rede pública estarão abertas das 8h às 17h para atendimento ao público. Iniciada no dia 10 de abril, a campanha de vacinação foi dividida em períodos para a imunização. O primeiro foi destinado às grávidas, puérperas e crianças com idade acima de 6 meses e menores de 6 anos. A partir do dia 22, as unidades passaram a receber também trabalhadores da saúde, idosos (com 60 anos ou mais), indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e professores da região. As doses previnem contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), B (H3N2).

Por esse motivo, a campanha é realizada como medida preventiva para as estações do outono e inverno, período em que a incidência da gripe é maior. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018, foram registrados 2.538 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Gripal) em São Paulo, sendo 143 notificações no Grande ABC.

As vacinas estão sendo distribuídas nas unidades de saúde da região e, para ser imunizado, é necessário levar a carteira de vacinação documento com foto. No caso de pessoas com doenças crônicas e especiais, deve ser apresentado relatório médico com a prescrição da vacina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;