Setecidades Titulo
Alckmin descarta 4 novos piscinões
Por Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
27/02/2004 | 21:30
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin descartou nesta sexta a imediata construção de quatro novos piscinões na região. Segundo o governador, o Grande ABC só terá os novos reservatórios se o governo federal liberar verba. Caso contrário, a região terá de esperar a construção de reservatórios em outras regiões, como Osasco, consideradas prioritárias por Alckmin nesse momento. Nesta sexta, o governador esteve em Mauá para vistoriar a obra do piscinão Sônia Maria, na divisa entre Mauá com São Paulo, previsto para ser entregue em maio.

Atualmente, a região tem 12 piscinões, três em construção e sete com projeto executivo concluído e que esperam apenas a liberação de verba para início das obras. Desses sete reservatórios, quatro fazem parte da lista de prioridade para a região e dos piscinões que o governo estadual pediu verba federal para construí-los. Dois ficam em Santo André, um em Mauá e outro em São Bernardo.

O governador afirmou que dos 20 piscinões da Região Metropolitana de São Paulo, o ABC terá 15 com a conclusão dos três em andamento, e dessa forma considera a condição da região boa contra as enchentes. “Pleiteamos ao governo federal verba para mais alguns piscinões, mas atualmente temos outras regiões mais problemáticas como a do ribeirão Vermelho, em Osasco”, disse Alckmin.

A prefeita de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Maria Inês Soares, informou, por meio da assessoria de imprensa, que após a reunião dos prefeitos na próxima segunda-feira, se ficar comprovada a urgência dos quatro reservatórios, será encaminhado um pedido formal ao governo federal para a liberação da verba.

Os três piscinões em construção ficam em São Bernardo e Mauá, ambos com previsão de entrega para maio, e em São Caetano, previsto para terminar em setembro. Os demais reservatórios construídos com verba estadual ficam seis em São Bernardo, três em Mauá, dois em Diadema e um em Santo André.

Flotação – Perto de conseguir a decisão judicial que permitirá o início do bombeamento da água do rio Pinheiros para a represa Billings, após ser tratada por meio do sistema de flotação, o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, disse que há condições para iniciar imediatamente os testes. “Embora não se faça flotação em época de enchentes temos condições técnicas para iniciar imediatamente os testes. Vamos aguardar a decisão judicial e depois avaliar.”

Uma liminar conseguida pelo promotor Geraldo Rangel de França Neto impediu o início dos testes no ano passado. Agora, o governo aguarda o parecer de um terceiro desembargador para conseguir derrubar a liminar e colocar em operação a flotação, o que pode acontecer nas próximas semanas. Outros dois desembargadores já deram parecer favorável ao governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;