Memória Titulo
As comunidades surgidas na década de 1970

Ao padre Miguel Lemarchand, que me acompanhou durante algum tempo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao padre Miguel Lemarchand, que me acompanhou durante algum tempo e partilhou sua experiência e suas histórias.

Ao padre Guillermo Daniel Micheletti, que me acolheu em sua paróquia e contou as histórias do tempo em que esteve em Rio Grande.

Hamilton Gomes do Nascimento
* * *

Seguimos na Semana Rio Grande da Serra. Hamilton Gomes do Nascimento nos conduz a mais três bairros: Vila Conde Siciliano, Parque Indaiá e Vila Niwa. As três comunidades foram organizadas na década de 1970.

VILA CONDE SICILIANO
A Comunidade Cristo Rei foi a segunda constituída pelo frei José Boeing. Próxima está a casa de noviciado das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, que ali atuam com dedicação. A comunidade reúne-se com os grupos de rua, na catequese e nas diversas pastorais. Mantém capela e cruzeiro.

PARQUE INDAIÁ
A comunidade São José Operário alcança o Parque Indaiá e as Vilas Figueiredo e Arnoud. Destacamos a Pastoral da Criança e a catequese. 
Há os encontros da ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras), coordenada por Maria Silva Santos, que auxilia bastante na inserção das pessoas que para lá são encaminhadas.

VILA NIWA
Além da Vila Niwa, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus reúne pessoas de bairros mais afastados, alguns de aspecto rural: Chácara São Paulo, Chácara São Francisco e Parque Sete Pontes (na divisa com Suzano). Na área instalaram-se imigrantes japoneses, que dividiram as fazendas em lotes em 1974.

AMANHÃ NA SEMANA RIO GRANDE DA SERRA
Novos bairros visitados: Vila Tsuzuki (ou Suzuki), Parque América e Jardim Novo Horizonte.

EM 11 DE MAIO DE...
1890 - Instalado o Município de São Bernardo, com abrangência sobre toda a área do Grande ABC.
1958 - Circula o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário.
Durante a semana, os quatro diretores são recebidos na Prefeitura de São Bernardo pela secretária Rita Zincaglia, que recorda: "Edson, Fausto, Angelo e Maury vieram me trazer o número 1 do News Seller. Eram garotos. O Maury estava de calça curta, com suspensórios".
1962 - Estudantes realizam passeata em São Bernardo. São recebidos pelo prefeito Lauro Gomes. Exigem a construção de faculdade de engenharia na cidade. A maioria é formada por rapazes de São Paulo que não conseguiram vaga na FEI, à época funcionando no bairro da Liberdade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 11 de maio de 1982 - Nº 4.898
Manchete - Nova greve para 36 mil metalúrgicos
Depois das grandes concentrações grevistas iniciadas em 1979, os metalúrgicos de São Bernardo e Diadema realizam a ‘greve pipoca', por fábrica, em protesto contra o não pagamento de salário com 7% de aumento real.
Sete empresas são atingidas: Volkswagen, Volkswagen Caminhões, Ford, Mercedes-Benz, Saab-Scania, Rolls-Royce e Fietrobrás - esta concordou em pagar 9%.
Quatro outras industriais atenderam de imediato o pedido dos 7%: Termomecânica, Conforja, Resil e Permatec.
Santo André - Semasa erra e aumenta tarifa em mais de 3.400%.
São Bernardo - Inaugurada a Emei do Jardim Detroit.
Cultura - Itamar Assumpção hoje no Teatro Municipal de Santo André; emoção na abertura do Teatro Elis Regina, no bairro Assunção, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA 
Afonso Navarro Oviedo, Alberto de Bergamo, Iluminato, Inácio de Láconi e Joana.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Evangelista São João. Autoria atribuída a frei Jesuíno da Piedade. Século 18/19. Procedente do antigo Recolhimento de Santa Tereza, em São Paulo.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS
OLIVIO BOVI
(Santo André 3-7-1934 - 5-5-2012)

Vila Bovi, em Santo André, fica na área do Jardim Stela e, na primeira metade do século passado, chegou a atrair famílias do interior do Estado para trabalhar nas olarias locais. A vila foi loteada por Emílio Bovi, avô de Olívio. E Olívio teve outras atribuições profissionais, atuando em empresa de ônibus e depois como mecânico, em oficina existente até hoje na Rua Votuporanga, 110, próxima ao Hospital Brasil - hoje aos cuidados do irmão de Olívio, Emilio Bovi Neto.

Olívio Bovi foi um grande mecânico. Dedicado ao trabalho e à profissão. Ele acompanhou o próprio desenvolvimento da indústria automobilística, pois a oficina da família existe desde a chegada das grandes montadoras a São Bernardo. Modelo a modelo, marca a marca, passaram pela suas mãos.

E o mecânico Olívio Bovi partiu aos 77 anos. Deixa a mulher Catarina Kohler Bovi, 76 anos, os filhos Olívio Filho e Amadeu Bovi Neto, quatro netos e quatro bisnetos. Está sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. A missa de 7º dia será celebrada amanhã, sábado, dia 12, às 16h, na igreja São José Operário.

SANTO ANDRÉ
Ana Sabo, 90. Natural da Iugoslávia. Dia 9. Cemitério Camilópolis.
Odillo Giacon, 76. Natural de Itajobi (SP). Dia 8. Cemitério Camilópolis.
Lourival Barreto de Almeida, 70. Natural de Riacho das Almas (PE). Dia 8. Cemitério Curuçá
Norival Tomas da Silva, 66. Natural de Severinia (SP). Dia 8. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO
Pompeu da Graça Veiga, 80. Natural de Portugal. Dia 9. Jardim da Colina. 
Ednea Vetorazzo Batista, 80. Natural de Votorantim (SP). Dia 9. Cemitério da Paulicéia.
Osmarino Ribeiro Gomes, 66. Natural de Sousa (PB). Dia 9. Cemitério do Baeta. 
José Alves Viana, 58. Natural de Açucena (MG). Dia 9. Jardim da Colina.
Valdemar Marion de Lima, 58. Natural de Cachoeira do Sul (RS). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Sergio Fiumara, 52. Natural de São Caetano. Dia 9. Cemitério de Congonhas, na Capital.
Ademilson do Nascimento, 40. Natural de São Sebastião da Amoreira (PR). Dia 9. Cemitério da Vila Formosa, na Capital.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;