Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem criou o videogame?

Primeiro console comercial levou cerca de 20 anos para ser desenvolvido

Por Luís Felipe Soares
14/05/2017 | 07:05
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O crédito de criador do primeiro videogame comercial está nas mãos do engenheiro alemão Ralph Baer (1922-2014). No ano de 1972, ele finalizou o Odyssey, console desenvolvido pela empresa norte-americana Magnavox capaz de se conectar a qualquer televisão da época, mas o projeto foi iniciado 20 anos antes. Reza a lenda que os estudos sobre as possibilidades da existência de jogos eletrônicos caseiros começaram por causa da popularização dos chamados fliperamas entre as décadas de 1940 e 1950.

Ao contrário do que vemos nos games de hoje em dia, o Odyssey contava com sistema que rodava jogos bem simples, a exemplos de simuladores de tênis de mesa, vôlei e basquete. Ele chegou ao Brasil em 1983, fazendo enorme sucesso e alcançando resultados superiores aos obtidos nos Estados Unido. Um detalhe interessante é que alguns títulos foram adaptados com temas locais, caso de Pickaxe Pete, chamado por aqui de Didi na Mina Encantada, como referência ao personagem do grupo Os Trapalhões.

Atualmente, os fãs acompanham de perto as atrações da oitava geração de consoles, representados por PlayStation 4 e Xbox One. Entre suas características estão gráficos de alta resolução, controles sem fio e dispositivos capazes de promover imersão significativa no ambiente virtual. A grande opção de jogos também abre espaço para títulos que retomam o estilo e a jogabilidade de games que marcaram época nos anos 1980 e 1990. O estilo retrô está em alta no meio da modernidade. 

João Gabriel Dantas Garzaro, 7 anos, de Santo André, elege o videogame como seu passatempo favorito. “Tenho o Xbox One e adoro jogar Mortal Kombat e Rayman. Instalei algumas opções para brincar com minha mãe também.”

Ele acredita que o brinquedo foi desenvolvido há muitos anos, já que existem diversos modelos.

Consultoria de Marcelo Henrique dos Santos, professor do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais 

do Complexo Educacional FMU, de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;