Setecidades Titulo
Começa celebração do ramadã
Por Do Diário do Grande ABC
16/10/2004 | 13:19
Compartilhar notícia


A comunidade muçulmana celebrou nesta sexta o primeiro dia do ramadã, mês sagrado para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo todo nono mês do calendário lunar, que tem 11 dias a menos que o solar. No Grande ABC, mais de 100 pessoas – entre homens, mulheres e crianças – participaram da cerimônia do sermão e oração na única mesquita da região, localizada em São Bernardo.

“É um momento que se tenta uma aproximação maior com Deus, com atos de tolerância, pedindo que a paz reine no mundo”, explicou o sheik Ali Abdouni, presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica no Brasil. Os islâmicos seguem os ensinamentos do Alcorão (livro sagrado baseado no profeta Maomé).

Segundo ele, o jejum acontece entre o raiar e o pôr do sol como forma de incentivar o autocontrole, quando as famílias islâmicas tentam ficar mais próximas com os amigos, para incentivar uma atmosfera de comunhão. “À noite, devemos comer e beber moderadamente. Só é proibida a ingestão de carne de porco e bebidas alcoólicas.”

No final do ramadã, que deverá acontecer no prazo máximo de 30 dias, os islâmicos vão realizar uma festa. “Nessa confraternização, cada pessoa traz um doce, um salgado, brinquedos para compartilhar um com o outro”, disse o sheik.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;