Política Titulo
Unidos pelo Grande ABC: promessa dos deputados
Sérgio Vieira
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
15/10/2006 | 21:23
Compartilhar notícia


Lutar pela região, independentemente das cores partidárias. É o que promete a bancada estadual eleita do Grande ABC para a próxima legislatura. Seis dos nove parlamentares aceitaram o desafio do Diário de firmar compromissos para os 2,5 milhões de habitantes das sete cidades da região e apresentaram a Carta do Grande ABC.

Por cerca de uma hora, os deputados Orlando Morando (PSDB-São Bernardo), Alex Manente (PPS-São Bernardo), José Bittencourt (PDT-Santo André), Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Donisete Braga (PT-Mauá) e Mário Reali (PT-Diadema) fizeram promessas que serão colocadas em prática, segundo eles, já no dia seguinte à posse, em 15 de março.

Também convidados, Vanessa Damo (PV-Mauá), José Augusto da Silva Ramos (PSDB-Diadema) e Ana do Carmo (PT-São Bernardo) não compareceram ao encontro.

Durante a conversa, parlamentares aceitaram a sugestão de Bittencourt de enviar ao governador eleito José Serra (PSDB), no dia 16 de março, uma indicação, assinada também pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (o prefeito William Dib, de São Bernardo), pedindo urgência no envio da lei que prevê a regularização fundiária e a preservação da represa Billings.

A bancada também aprovou a proposta de Morando de, independentemente do presidente da República eleito, marcar uma audiência com o ministro dos Transportes para cobrar os recursos federais para a construção do trecho Sul do Rodoanel, que teve início apenas com verbas do governo estadual.

Donisete se comprometeu a brigar pela estadualização do Hospital Nardini, em Mauá. Manente falou em melhorias no sistema estadual de ensino e sugeriu um encontro com os secretários municipais de Educação para fazer um diagnóstico do setor na região.

Já Siraque preferiu propôr participação maior dos deputados no Consórcio e maior interlocução com o governo do Estado. Reali falou de incentivos para fomentar as cadeias produtivas da região, com redução de alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Os seis também firmaram o compromisso de não voltarem seus mandatos apenas para suas cidades de origem, onde tiveram suas votações mais expressivas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;