Internacional Titulo
Descoberta pedra com símbolos desconhecidos no México
Por Das Agências
21/09/2006 | 16:38
Compartilhar notícia


Arqueólogos mexicanos identificaram em uma pedra, encontrada no sul do estado de Veracruz, na costa do Golfo do México, símbolos de um sistema de escrita até agora desconhecido e que pode ser o mais antigo das Américas.

"É uma pedra que reúne em um só bloco ícones e símbolos que aparecem como decoração em outras peças da arte olmeca", explicou o arqueólogo Ponciano Ortiz, do Instituto de Antropologia da Universidade Veracruzana.

Ortiz e sua colega, María del Carmem Rodríguez inspecionaram em abril de 1999 no município de Jáltipan, Vercacruz, várias peças de cerâmica e artefatos vermelhos feitos de pedra quebrada e uma pedra com inscrições encontradas em uma canteira da qual os indígenas tiravam material para fazer um caminho.

A pedra pesa 12 quilogramas e mede 13 centímetros de espessura.

Os arqueólogos a denominam "o bloco de Cascajal", por causa do local onde está a canteira. Ortiz disse que vários dos símbolos escritos nas pedras foram encontrados em outras esculturas e monumentos da cultura olmeca, porém "o curioso desta pedra é que no bloco, os símbolos são os mais importantes".

Os investigadores assinalaram a presença de 28 símbolos diferentes ainda que a seqüência repetida por alguns deles inclua um total de 62 inscrições.

"A primeira, começando desde cima e à esquerda é uma abelhinha seguida por duas flores", disse Ortiz.

Também merece destaque um símbolo que ao que tudo indica representa uma espiga e a "presença repetida da abelha e de alguns recipientes sugerem que possa estar ligado á produção de mel", disse acrescentando que não saberem "do que se trata. É um sistema desconhecido".

"Pode ser uma lista de produtos ou um registro para a arrecadação de tributos. Também podem ser elementos vinculados a algum significado religioso", assinalou Ortiz.

"O bloco de Cascajal" não pode ser datado a partir do método do carbono 14, porém os arqueólogos disseram que segundo as características do lugar onde foi encontrado poderia ser de 2600 a 2900 anos atrás.

Segundo os arqueólogos, as inscrições revelam que essa civilização tinha um alto nível cultural e um sistema desconhecido de escrita que demonstra seu alto grau de complexidade.

Por causa de seus elementos muito claros, a seqüência e sua ordem de leitura "o texto cumpre com todos os requisitos de uma escrita", assinalaram os cientistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;