Política Titulo
Filippi completa o primeiro escalão em Diadema
Evelize Pacheco
Do Diário do Grande ABC
03/02/2005 | 14:31
Compartilhar notícia


O economista Marco Antonio Mróz (PV), 50 anos, aceitou quarta-feira o convite do prefeito  de Diadema José de Filippi Júnior (PT) para comandar a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente. Com essa convocação, o petista completa o primeiro escalão, formado principalmente por nomes experientes na política local. A nomeação também contempla as forças políticas que apoiaram Filippi na reeleição, finalizada com a participação do PV no governo.

Mróz assessora a liderança da bancada estadual do PV na Assembléia e é membro da executiva nacional do partido. “Ele tem conhecimento teórico e experiência política, tem um perfil muito adequado”, diz Filippi. O verde foi vereador em Ilhabela, litoral Norte de São Paulo, e fundador de diversas ONGs (organizações não-governamentais), como SOS Mata Atlântica, que cuidam da questão do meio ambiente. “Sem dúvida foi uma indicação muito consistente do partido, mostra que estão pensando na qualidade da equipe”, ressalta o petista.

Mas o verde tomará posse do cargo após o Carnaval, já que terá de se desligar da Assembléia Legislativa. “Terei uma reunião para efetivar esse afastamento”, explicou Mróz, quarta-feira, ao acrescentar que deverá assumir na quarta-feira de Cinzas. Segundo Filippi, o economista já participará das reuniões de plajenamento com os demais secretários, a serem realizadas depois do feriado. “Até lá estará tudo fechado”, garante o prefeito.

O economista classifica a oportunidade no governo petista como “instigante”, ao destacar que já teve experiência semelhante em Guarulhos, entre 1999 e 2000, como diretor de meio ambiente. “Temos a chance de definir a ecologia urbana, que é a preocupação com a pessoa, com a estrutura urbana e o meio ambiente, e já fiz isso, ainda que por pouco tempo, em uma cidade com o perfil próximo ao de Diadema”, afirma. No entanto, Mróz não detalhou como será sua atuação na nova Pasta – o planejamento e o orçamento deverão ser anunciados após a reunião do secretariado, na próxima semana.

Padrinhos – Inspirado no programa lançado na terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Filippi anunciou também quarta-feira que a Prefeitura fará uma campanha para estimular os jovens contemplados no ProUni (programa Universidade para Todos) a continuar na vida universitária. Os estudantes serão “apadrinhados” por famílias ou por empresas da cidade, que pagariam uma quantia mensal para a compra de material, vestuário e transporte. “Não adianta apenas ter a bolsa para pagar a universidade, existem outros gastos que acabam pesando para os jovens”, explica o petista. “Queremos incentivar a solidariedade da sociedade de Diadema.”

Ainda em fase de elaboração, a campanha será lançada na cidade em março, segundo o prefeito. A meta será atender os jovens que moram em Diadema que estejam inscritos no programa federal, oferecido em algumas instituições universitárias do Grande ABC. Para atender esse segmento, a Prefeitura deverá fazer o levantamento da situação e do local de moradia dos estudantes – dados que não estão no cadastro do ProUni. “Faremos uma forma de identificação destes jovens”, resume.

Segundo o petista, muitos jovens procuram a Prefeitura em busca de bolsas para faculdades privadas, mas essa demanda não pode ser atendida por limitações legais do orçamento. “É difícil a Prefeitura assumir essa carga dos universitários, tem as limitações constitucionais, tenho de investir em educação infantil e fundamental”, argumenta.

Para despertar o espírito solidário nas famílias e nas empresas de Diadema, o prefeito pretende usar o exemplo do governo francês, que banca os estudos de três jovens da cidade na Europa. “Queremos levar a mensagem nessa linha: faça como a França, invista no jovem de Diadema. A cidade de Montreiul adotou três jovens, selecionados entre 1,2 mil... E agora com essa campanha, quem sabe a gente não ajuda 200 ou mais.”

Filippi esteve terça-feira no Palácio do Planalto a convite do presidente para acompanhar a cerimônia de criação da Secretaria Nacional da Juventude, e do ProJovem, que atenderá jovens de 16 a 24 anos nas capitais, com uma série de ações inclusivas, como ajuda de custo e cursos de qualificação profissional. “Faço parte da coordenação do Instituto Cidadania, que fez o estudo sobre a juventude no ano passado”, conta o petista.

E garante que levará à próxima reunião dos prefeitos do Grande ABC no Consórcio Intermunicipal, dia 14, o debate para incluir as regiões metropolitanas neste conjunto de ações pró-juventude do governo Lula. “Quero ser o porta-voz, devemos fazer pressão legítima para valer nas regiões metropolitanas (esse programa) e colocar nosssos jovens nessa perspectiva.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;