D+ Titulo
Ecologia com estilo
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
19/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Em tempos ecologicamente corretos, será possível andar na moda e não prejudicar o meio ambiente? O livro Eco Chic: Salvando o Planeta com Estilo (Matrix, 216 páginas, R$ 29,90), é um guia com atitudes que podem facilmente ser incorporadas à rotina. Tudo sem perder a elegância, como define a própria autora, Christie Matheson: "Não moro numa casa feita de pneus, nunca me algemei numa árvore, e não planto meu próprio repolho orgânico. Mas quero me tornar ambientalmente correta".

De maneira divertida e informativa, a autora americana traz um glossário com termos básicos para qualquer leigo entender o discurso de um ecologista. Ela mostra coisas que qualquer um pode fazer, mesmo que não tenha sua própria casa, não esteja planejando alguma mudança ou não possa instalar sistemas que permitam o uso de energia eólica ou solar.

Mas nada que inclua deixar de tomar banhos quentes, ter de trocar o guarda-roupa por peças de fibras naturais e nem passar um ano inteiro sem comprar nada novo, garante Christie. O livro pretende alterar a maneira de pensar e entender que ser eco é bom para cada um, para todos a sua volta e para o planeta. "Não é sobre provar a si mesmo, é sobre viver positivamente para o mundo", afirma a Christie em trecho do livro.

Para entender - Na introdução a autora alerta que a queima de combustíveis fósseis para fazer funcionar carros, aviões, termoelétricas e todas as fábricas que produzem tudo o que consumimos, além do corte de árvore feito de maneira incontrolada, estão gerando muitos gases estufa na atmosfera. Este excesso prende o calor perto da superfície do planeta e aquece a Terra e os mares perigosamente.

"Só porque você não pode ver o aquecimento global todo dia em seu bairro do mesmo jeito que você talvez veja os efeitos de um terremoto ou enchente ou ataque terrorista, não quer dizer que não seja real. É real, e devastador", afirma. O Eco Chic foi impresso em papel reciclado e 50% dos royalties sobre o faturamento líquido serão doados para organizações ambientais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;