Internacional Titulo
Exército indonésio mata 15 rebeldes separatistas
Por Da AFP
17/07/2003 | 08:42
Compartilhar notícia


O Exército indonésio matou pelo menos 15 rebeldes separatistas nesta quarta-feira na província de Aceh, em um dos dias mais sangrentos desde o início da ofensiva militar na região, em 19 de maio passado, anunciou o porta-voz militar Ahmad Yani Basuki.

Os combates mataram 15 membros do Movimento Aceh Libre (GAM) e nenhum soldado foi atingido, destacou o porta-voz. Além dos rebeldes mortos, um corpo não identificado foi encontrado e os separatistas mataram um civil em Aceh Besar.

Segundo estatísticas do Exército publicadas nesta quinta, 457 rebeldes morreram, 366 foram presos e 340 se renderam em quase dois meses de ofensiva contra o GAM. Os rebeldes mataram 43 militares e policiais no mesmo período.

O GAM afirma que a estatística do Exército inclui vários civis mortos pelos militares.

O conflito em Aceh, no norte da ilha de Sumatra, já deixou mais de 10 mil mortos, na maioria civis, desde 1976. Jacarta rejeita a independência de Aceh, mas concedeu uma ampla autonomia a esta província de 4,2 milhões de habitantes rica em petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;