Setecidades Titulo
Após tombamento, ETA Guarará deve voltar à cor original
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
12/10/2002 | 19:26
Compartilhar notícia


A casa de 1943 onde funciona a sede da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará, em Santo André, foi tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico em agosto e, portanto, voltará a ter sua cor original. “Tudo indica que seja amarelo”, disse o gerente de produção e controle sanitário da ETA, Reinaldo Esteves de Mendonça.

Atualmente, a ETA é responsável pelo abastecimento de 5% da população de Santo André, mas já foi responsável por toda a cidade e também por São Bernardo. No século XVIII, bem antes da construção do prédio para tratamento de água, a região retirava de poços artesianos a água para consumo. A primeira forma de abastecimento foram os chafarizes públicos.

Foi em 1940, época em que as pessoas consumiam a água do rio Guarará in natura que definiu-se a construção da ETA. “Passamos então a tratar também 100% da água que provinha do Pedroso, que em 1974 tornou-se a nossa única fonte.” Atualmente, a água do Pedroso é bombeada e transportada em tubulações até a ETA, onde passa pelo processo de purificação. Após tratada, é novamente bombeada e segue para os reservatórios.

Museu – Para mostrar a importância da preservação da água nas fontes e os problemas com desperdícios, a ETA mantém um programa de visitas diárias aberto a escolas, associações e comunidade. Por mês, cerca de 560 visitantes passam pela área de tratamento de água. Para ilustrar os praticamente 60 anos de funcionamento, em novembro de 2001 foi montado um museu. O espaço expõe não só a história da estação, mas também peças e fotos antigas. Além disso, os visitantes têm acesso a uma maquete do sistema de abastecimento de água em Santo André e a simulação da distribuição da água em uma residência. A visitação tem entrada gratuita e deve ser agendada pelo telefone 4433-9700, das 8h às 17.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;