Setecidades Titulo
S.Caetano terá recurso ‘Big Brother’ para combater roubo de carros
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
26/02/2006 | 07:48
Compartilhar notícia


Na busca de medidas para escapar do rótulo de capital do roubo de carros na região, São Caetano optou por apostar na tecnologia Big Brother de combate ao crime. A administração do município empenhou parte de sua arrecadação na aquisição de 75 câmeras sem fio, coloridas, com giro de 360 graus e zoom de longo alcance. Aparelhos a serem espalhados em 18 vias de acesso à cidade, no entorno de faculdades, centros bancários, pontos comerciais e onde mais o mapeamento criminal indicar índices de violência.

Tudo nos moldes de sucesso em Diadema e outros municípios, como a Praia Grande, no litoral sul. Em suma, a Prefeitura quer remover a mancha na reputação de alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que há tempos paira na atmosfera de São Caetano.

A medida é parte de um pacote de segurança a ser anunciado pela Prefeitura, que inclui previsão de aumento no efetivo da Guarda Municipal da cidade. A licitação das câmeras está em andamento. Integrantes do primeiro escalão da administração municipal afirmam que o sistema de monitoramento externo estará operando em menos de três meses. As câmeras cortejadas por São Caetano têm flexibilidade para serem realocadas conforme a dinâmica da ação criminosa na cidade.

As imagens obtidas pelas lentes serão transmitidas via ondas de rádio a uma central na sede do 199-SOS Cidadão, na avenida Goiás, que reúne Polícia Militar, bombeiros e guardas municipais. Os locais de funcionamento das câmeras devem obedecer o banco de dados sobre ocorrências criminais denominado Infocrim, um sistema informatizado da polícia que pode indicar exatamente onde, como e quando ocorrem os crimes na cidade.

O objetivo da Prefeitura é ficar de olho e pedir agilidade à polícia, principalmente em casos de roubo e furto de carros no entorno de faculdades, assaltos na saída de bancos, tráfico e consumo de drogas. Antes de escolher o monitoramento urbano como ferramenta de segurança, pessoas ligadas à administração de São Caetano teriam visitado cidades que já utilizam o sistema, como Praia Grande e Itatiba, no interior do Estado.

Alguns pontos cotados para receber lentes são a praça Cardeal Arcoverde e a rua Santa Catarina, ambas no Centro. Ao ter acesso às informações sobre a adesão de São Caetano ao monitoramento, a reportagem solicitou à administraçãoentrevista com o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). A resposta da assessoria foi que o prefeito só irá se pronunciar sobre o assunto em março.

No ano de 2005, São Caetano se tornou a cidade com maior índice de roubo e furto de carros no Grande ABC, no ranking proporcional à população de cada município. É, também, um dos municípios recordistas nas ocorrências desse tipo de crime no Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, São Caetano registrou no ano passado 1.856,34 furtos e roubos de veículo para cada grupo de 100 mil habitantes. Média que supera as outras cidades da região – Santo André, a segunda colocada, teve 1.275,19 casos para cada 100 mil habitantes em 2005. 

A taxa de roubo de carros por cada 100 mil habitantes em São Caetano é maior que a de cidades como a capital, Guarulhos e Campinas. No período de 2004 até 2005, o número de ocorrências dessa modalidade criminal subiu 44,86% em São Caetano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;