Economia Titulo
Bolsa de Tóquio cai 0,25% com expectativa sobre reuniao
Do Diário do Grande ABC
15/05/2000 | 08:42
Compartilhar notícia


A um dia da reuniao do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve, o BC dos EUA, os investidores reduziram a atuaçao na Bolsa de Tóquio, diminuindo a liquidez do pregao. O índice Nikkei-225 chegou ao final do dia com uma queda moderada de 44,17 pontos (-0,25%), para encerrar em 17.313,69 pontos, após oscilar em uma estreita margem entre 17.192,71 pontos e 17.396,45 pontos. Açoes com grande capitalizaçao de mercado, como Kyocera, Fanuc e Tokyo Electron, exerceram pressao sobre o Nikkei-225.

Na sessao matutina, no entanto, o número de papéis que fecharam em alta superou o total de açoes em baixa, com os investidores procurando ativos que nao devem sentir muito a volatilidade do mercado norte-americano.

O Topix, índice amplo da primeira sessao, recuou 3,14 pontos (-0,19%), a 1.627,35 pontos.

A sessao foi dominada pela movimentaçao dos corretores, enquanto as instituiçoes corporativas evitaram assumir novas posiçoes na véspera da reuniao do FOMC, que discutirá o rumo da taxa básica de juro nos EUA.

O gerente da divisao de ativos da Kankaku Securities, Masatoshi Sato, disse que apesar da queda do Nikkei, o ambiente no mercado japonês melhorou, na comparaçao com a semana passada. Sato destacou que o movimento das açoes individuais, como as da Honda Motor e da Nec, foi motivado pela divulgaçao, sexta-feira, de balanços. A Honda Motor fechou em queda de 11%, após passar parte da sessao apenas com ofertas de venda.

A montadora anunciou ter registrado, pela primeira vez em seis anos, uma queda anual de seus lucros e vendas consolidadas no ano fiscal terminado em 31 de março. A NEC subiu 3%, após a empresa ter informado que obteve lucro líquido de 10 42 bilhoes de ienes no ano fiscal de 99, revertendo um prejuízo de 51,26 bilhoes de 98.

A Softbank Technology, subsidiária para comércio eletrônico do grupo investidor Softbank, subiu 6,9%, após anunciar, sexta-feira, resultados que superaram a previsao do mercado. O Softbank, no entanto, terminou em queda de 4,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;