Política Titulo
Força-tarefa vai atuar pelo cumprimento da lei eleitoral
25/05/2006 | 00:00
Compartilhar notícia


A Justiça Eleitoral, o Ministério Público e a Polícia Federal formarão um grupo de trabalho para traçar, difundir e acompanhar o cumprimento das normas das eleições deste ano, desde presidente da República a governadores estaduais, senadores e deputados. A prioridade será o combate à corrupção eleitoral e o caixa 2 para que o pleito seja o mais limpo possível. Uma das primeiras missões do grupo será mapear os Estados e regiões com problemas desse tipo, nos quais a PF vai concentrar megaoperações anticorrupção.

O plano de atuação da PF foi apresentado nesta quarta-feira pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio Mello. Estão programadas dezenas de operações, mas caberá à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público decidirem da conveniência de cada uma. Bastos e Marco Aurélio, porém, não quiseram dar detalhes do plano anticorrupção eleitoral, mas deixaram claro que querem transformar o pleito num dos mais exemplares da história do país.

“Faremos o que for preciso para que as eleições sejam uma festa cívica em que ganhe quem tiver mais votos, os que forem escolhidos lisamente, com o mínimo de influência do poder público e econômico”, explicou Bastos. “Buscaremos acima de tudo a preservação da igualdade na disputa”, disse Marco Aurélio.

O presidente do TSE explicou que a presença da PF no grupo definirá todo o planejamento do processo eleitoral, significa “a almejada integração, para o trato uniformizado”. Ele explicou que a atuação da PF se dará por provocação apenas do Ministério Público, “não desse ou daquele candidato”.

Uma das fontes de referência para atuação da PF será a prestação de contas que partidos e candidatos terão que apresentar mensalmente ao longo da campanha. O uso de caixa dois implicará desaprovação da prestação de contas do partido ou do candidato, que deverá ter seu registro cancelado.                  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;